Grande parte dos médicos atendem por plano de saúde. Mas o atendimento por convênio ainda é raro entre os nutricionistas. Isso porque é comum ter dúvida se ele vale a pena se credenciar.
Além da burocracia envolvida, existe a dúvida se o valor repassado pelas operadoras compensa.
A questão é que os clientes procuram por essa forma de atendimento, sendo importante considerá-la. Por isso, continue lendo e veja se vale a pena atender por convênio!
Como funciona o atendimento nutricional por convênio?
Para fazer atendimento por convênio, é necessário se credenciar a uma operadora de saúde, a empresa responsável pela gestão do plano.
Essa parte é um pouco burocrática e pode variar de uma empresa para outra. Mas, no geral, é preciso enviar uma série de documentos que confirmem a sua profissão e o funcionamento do consultório.
Depois de se credenciar, é hora de começar a receber os clientes. Antes do atendimento, é preenchida uma guia, que é encaminhada para a operadora.
O pagamento costuma ser mensal, de acordo com a quantidade de atendimentos realizados. Além disso, o valor repassado pelas consultas também pode variar, segundo cada empresa.
Quais as vantagens e desvantagens do atendimento por convênio?
Vale a pena para os nutricionistas o atendimento por convênio? A verdade é que não existe uma resposta certa para essa pergunta. Por isso, é possível falarmos em vantagens e desvantagens.
Um benefício de atender pelo plano é conseguir mais clientes e rapidamente. Afinal, basta que uma pessoa tenha o convênio para encontrar o seu consultório.
Obviamente, outros fatores, como a localização, vão fazer diferença. Mas você já conta com a divulgação e o alcance da operadora.
Essas pessoas atendidas pelo convênio podem recomendar seu serviço para outras. Dessa forma, você pode aumentar a sua base de clientes e fidelizá-los.
Com o tempo, eles podem procurar seus serviços, mesmo sem o plano.
No entanto, a principal desvantagem do convênio é o valor muito baixo repassado pelos atendimentos.
Assim, é necessário atender a uma quantidade muito maior de clientes, sem dedicar muito tempo a eles. Ou seja, a qualidade da consulta pode ser comprometida.
Como escolher um convênio para se credenciar?
O ideal seria conseguir os clientes sem a ajuda do plano de saúde, mas isso é muito difícil, principalmente com o aumento da concorrência.
Se você não usa o plano e seus competidores aceitam, é provável que as pessoas vão preferir outros profissionais a você.
Portanto, é bom considerar os prós e os contras e, principalmente, pesquisar bastante antes de se credenciar.
Confira todas as regras, como funcionam os repasses, a credibilidade da operadora, a área de cobertura e a abrangência.
No mais, o atendimento por convênio pode ser uma opção, mas não deve ser a única.
Busque formas de atrair seus clientes, como investir em estratégias de marketing e na criação de um bom relacionamento com eles.
Gostou de saber as vantagens e desvantagens do atendimento por convênio?
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Obrigada pelas dicas!