fbpx

Habilidades e qualificações do nutricionista: invista em cursos

Última atualização em

Assim que terminam o curso de graduação, profissionais de todas as áreas saem da faculdade como iguais para o mercado de trabalho.

O que vai selecionar aqueles melhores entre os demais são as habilidades e qualificações que possuem, e isso também acontece com nutricionistas.

Então, quem deseja destacar-se nessa profissão, conquistar mais clientes e alcançar suas metas, não deve ficar estagnado.

Embora a graduação seja uma etapa importante, hoje ela é a base para que o profissional se especialize e aprimore seus conhecimentos.

Ao mesmo tempo, ele precisa saber como informar isso para as demais pessoas de uma maneira cativante e atrativa.

Então, neste post, vamos explicar mais a fundo a importância de se manter atualizado no ramo de Nutrição, como ter um diferencial e, ainda, daremos dicas para elaborar um currículo incrível. Acompanhe!

nutrição EAD

Entenda por que você deve aprimorar suas habilidades e qualificações

O que há de diferente entre você e todos os seus colegas de turma da faculdade?

Em termos de formação adquirida na graduação, nada, certo?

Por isso, não basta somente ter um diploma de nutricionista, também é fundamental aprimorar habilidades e qualificações.

Para todo profissional, é muito importante que ele mostre que pode oferecer algo diferente dos demais da mesma área.

É fundamental demonstrar um potencial que vai somar para o contratante, de modo que seja mais interessante ele contratar você, e não outro nutricionista.

Mas isso não é válido somente para quem deseja um emprego, também é essencial para aqueles que vão abrir o seu próprio consultório.

Afinal, manter-se atualizado com o mercado é importante para prestar um atendimento de qualidade para seus clientes.

As profissões têm evoluído numa velocidade muito grande, e, assim, todas as áreas passam por atualizações constantes.

Para que os profissionais possam desempenhar um bom trabalho, precisam conhecer o que há de novo, e isso somente é possível qualificando-se, atualizando-se e reciclando conhecimentos.

Ao mesmo tempo, a tecnologia e outras inovações também surgem como auxiliares para os nutricionistas.

Por isso, a busca por novas habilidades e qualificações é necessária, para que se possa disponibilizar métodos modernos para os clientes e ainda explorar, com sucesso, novos canais de divulgação, comunicação e interação com o público.

Ou seja, aprimorar habilidades e qualificações é um processo contínuo para o nutricionista, que deve acompanhar as mudanças e novidades da sua área, bem como daquelas correlatas, para que possa manter-se competitivo no mercado.

Confira algumas dicas para ter um diferencial como nutricionista

Aprimorar habilidades e qualificações para atuar na área de Nutrição não ajuda só a construir um bom currículo.

Quando o profissional está bem preparado para trabalhar, ele também se sente mais confiante e seguro.

Consciente de sua capacitação e de seu potencial, você também terá mais autoconfiança para buscar o seu espaço.

Então, confira a seguir algumas dicas para obter um diferencial como nutricionista e destacar o seu currículo.

1. Faça cursos e especializações

Como dito, você precisa ter algo mais do que um graduação em Nutrição para conseguir boas oportunidades no mercado.

Por isso, procure fazer uma pós-graduação, especialize-se em uma área e faça cursos diversos, como de idiomas, para ter um currículo mais vasto.

2. Diversifique sua atuação

A Nutrição é uma área que oferece várias opções para você atuar, por isso, saia do senso comum e procure diversificar.

Por exemplo, escolha especializar-se para atender crianças, adolescentes, gestantes, idosos, atletas ou pessoas com necessidades especiais.

Definir um público específico é uma boa estratégia para se tornar uma referência.

3. Participe de eventos

Além de fazer cursos e especializações para aprimorar suas habilidades e qualificações, também se engaje em eventos, como seminários, workshops, palestras, congressos e outros.

Isso soma ao seu currículo, gera contatos e possibilita adquirir experiência e conhecimentos.

4. Cultive uma rede de contatos

Manter um bom networking é fundamental para que você tenha acesso a oportunidades e também para que possa trocar experiências e informações.

Seja influente cultivando relações com pessoas da sua área e daquelas afins com a Nutrição.

5. Explore as novas tecnologias

Muitas práticas tradicionais estão ficando no passado, como os prontuários em papel.

Procure explorar as inovações, utilizando a informatização e automação sempre que possível, bem como tecnologias da comunicação, para que possa otimizar processos, ganhar tempo e atender seus clientes com mais agilidade, reduzindo burocracias.

6. Esteja presente na internet

A internet é onde as pessoas se conectam atualmente, e seu público também está nela.

Por isso, é essencial que você tenha um site, crie perfis em redes sociais e utilize outros recursos que possam te colocar em evidência no mundo virtual.

7. Elabore um bom currículo

Não se limite colocando em seu currículo apenas a sua graduação e seus estágios.

Acrescente também outros tipos de atividades que você já realizou, como iniciação científica e cursos e eventos em que participou, para mostrar seu profissionalismo sua busca constante por aprimoramento.

nutrição EAD

Veja como você pode elaborar um currículo atrativo

Você viu que falamos sobre o currículo como uma forma de ter um diferencial como nutricionista, certo?

E esse assunto é muito importante, tanto que vamos ajudar com algumas dicas para que você possa criar uma bela apresentação pessoal.

Afinal, suas habilidades e qualificações precisam ser conhecidas, e o primeiro contato que se tem com você é por meio do seu currículo.

Então, veja como criar um que será completo, atrativo e interessante:

Acrescente dados básicos

Todo currículo possui informações essenciais, que devem apresentar o profissional e oferecer a possibilidade de contato. As principais são:

  • nome completo;
  • idade;
  • estado civil;
  • nacionalidade;
  • endereço;
  • telefone;
  • e-mail.

É essencial que esses dados estejam atualizados e sejam verdadeiros, para que você não perca oportunidades por omissão de informações.

Deixe claro o seu objetivo

Se você tiver a pretensão de atuar em uma determinada área, coloque em seu currículo o objetivo profissional que almeja. Se não for de seu interesse focar em alguma especialidade, coloque apenas como Nutrição.

Faça um resumo de suas habilidades e qualificações

Sintetize a sua vivência e aquilo com que já teve contato na área de seu objetivo.

Evite inserir informações que não vão somar para o cargo pretendido, porque, assim você tira o foco do que realmente importa.

Registre sua formação acadêmica e complementar

Coloque no currículo os cursos que você já fez, de preferência somente aqueles que tiverem relação com o cargo pretendido.

Não se esqueça de que, no currículo, devem constar os nomes do curso e da instituição de ensino e também a data de início e término da formação.

Informe sua capacitação em línguas estrangeiras

Também é importante registar no currículo os seus conhecimentos em diferentes idiomas, caso você tenha. Além de cursos, informe também se já fez intercâmbios ou se morou fora do país.

Acrescente sua trajetória profissional

Também informe em seu currículo as suas vivências de trabalho, mas não se preocupe se ainda não tiver experiência no mercado.

Você pode adicionar os estágios que já fez e também os trabalhos voluntários na área.

Aprimorar habilidades e qualificações é essencial para que você possa ingressar no mercado de trabalho, ou para que tenha um bom desempenho em seu consultório.

Com as dicas que deixamos aqui, certamente você saberá como compor o seu diferencial, porque é ele que fará com que você se destaque como nutricionista.

Especializar-se fazendo cursos é essencial para o nutricionista conquistar boas oportunidades, e você encontra excelentes opções no Instituto Cristina Martins. Entre em contato conosco e conheça nossas opções!

nutrição EAD

Comentar