fbpx

Curso de atualização em nutrição: saiba quais os benefícios ao realizar um

O mercado está cada vez mais competitivo e se tornou implacável com os profissionais que não se capacitam. Consequentemente, a especialização passou a ser uma obrigação para os indivíduos que desejam atuar com mais propriedade e obter sucesso na carreira.

A nutrição, por exemplo, é uma área que cresceu nos últimos anos, o que demanda que o profissional esteja em contato constante com cursos de capacitação na área.

Quer saber como aprimorar seus conhecimentos por meio de um curso de atualização em nutrição? Nos tópicos a seguir mostraremos algumas formas de um profissional se manter atualizado e também os benefícios de se especializar. Continue a leitura para saber mais!

Como reciclar os conhecimentos?

A realidade eminente da crise faz até com que os profissionais mais capacitados fiquem inseguros frente ao mercado e, por essa razão, saber como se manter atualizado é tão importante. Na área da nutrição isso merece ainda mais destaque, pois ela trabalha diretamente com a saúde das pessoas. Confira algumas dicas que vão ajudá-lo neste processo!

Leia bastante

O nutricionista é responsável por avaliar, diagnosticar, intervir, monitorar e aferir os resultados de seu trabalho com pessoas em todas as faixas etárias. O objetivo é recuperar, manter ou promover a saúde por meio da alimentação adequada. No entanto, como se sabe, cada ser humano tem as suas especificidades, o que exige uma atenção especial do profissional.

Diariamente, vemos publicações com estudos sobre nutrientes e seus efeitos no corpo, o avanço no tratamento de intolerâncias alimentares, a inserção de mais pessoas em dietas específicas, entre muitos outros assuntos. Isso faz com que o profissional precise ler bastante para poder desempenhar melhor o seu trabalho.

Construa um bom networking

A nutrição está diretamente ligada à várias áreas, como medicina, psicologia, educação física, fisioterapia, enfermagem, administração. Dito isso, é essencial que o profissional esteja em contato constante com profissionais dessas áreas. A ideia é que haja trocas para que o trabalho de ambas as partes se torne ainda mais eficaz.

Ademais, o networking é fundamental em tempos de crise, pois ele ajuda os profissionais a se manterem ativos no mercado e a conquistar clientes por meio dos contatos.

Participe de grupos da área e procure cursos de atualização

O networking pode ser conquistado por meio da participação de grupos da própria área do nutricionista. Aliás, com o crescimento das redes sociais, hoje, é possível encontrar grupos específicos, por exemplo, na área de nutrição esportiva, tratamentos de obesidade, entre outros. Eles são um incentivo para quem almeja se especializar em uma área e se tornar um profissional mais completo.

Além disso, é interessante procurar os cursos de atualização. São eles que o ajudarão a complementar a sua graduação, além de auxiliar no processo de manutenção competitiva do mercado, aumentando, assim, as suas chances de sucesso.

Quais os benefícios do curso de atualização em nutrição?

Como destacamos no último tópico, os cursos de atualização são uma das melhores maneiras de enriquecer o currículo e tornar um profissional mais qualificado na sua área de atuação. A seguir você conhecerá os outros benefícios de realizá-los!

Sobreviver ao mercado de trabalho

Por mais que você esteja se destacando por sua experiência ou competência, é importante oferecer um diferencial. Isso fará com que o seu nome ganhe credibilidade diante dos pacientes, fazendo com que mais pessoas o escolham pela sua reputação.

Ter um nome forte é fundamental para sobreviver ao mercado de trabalho. Ainda mais se considerarmos o número de profissionais em nutrição que se formam todos os anos e o crescimento que a área teve. Logo, quanto mais cursos e melhor você entender sobre um nicho específico, mais fácil será construir a sua reputação.

Solucionar problemas

A capacidade de solucionar problemas com proatividade, de maneira simples e rápida é muito apreciada por clientes e pelas empresas que contratam nutricionistas. Antecipar tendências e, até mesmo, possíveis melhorias para o tratamento são outras duas características adquiridas por profissionais que procuram o curso de atualização em nutrição.

Ao buscar esse tipo de capacitação, você não só agregará esses valores à sua vida profissional, como também obterá conhecimento sobre novos produtos e tratamentos para solucionar os problemas de seus pacientes.

Alavancar a carreira

O profissional dessa área da saúde precisa sempre estar atento aos novos tratamentos para oferecer aos clientes. Ao se especializar em um segmento — por exemplo, nutrição esportiva —, essa tarefa se torna mais simples, mas também permite um avanço da carreira. Isso porque você restringe o grupo com o qual competirá, fazendo com que a chance de sobressair seja maior.

Além disso, o profissional especialista tende a ter melhor retorno financeiro, pois pode cobrar mais por seus serviços, mediante as suas qualificações. Se ele trabalha como contratado, as chances de ascensão no cargo também costumam ser bem maiores.

Outro benefício é que as oportunidades de conseguir melhores empregos também aparecem com maior frequência. Afinal, o mercado demanda por isso e dá preferência aos talentos mais qualificados.

Como escolher um curso de atualização em nutrição?

A primeira coisa a levar em consideração é a demanda do mercado por determinados serviços. Hoje, por exemplo, vemos um crescimento acentuado de pessoas que praticam exercícios físicos visando à estética corporal, assim como cresce o número de indivíduos com sobrepeso que necessitam se alimentar adequadamente.

É preciso levar em consideração fatores como esses para escolher a pós-graduação mais compatível, que pode ser tanto lato sensu (especialização) como uma extensão — depende da profundidade com a qual você quer se desenvolver.

Independentemente da escolha, estar em um curso de especialização agregará mais valor à sua profissão e permitirá que você atue com mais eficiência. Lembre-se de que os cursos também trazem outros benefícios como o contato com professores e colegas, permitindo uma troca de ideias que você pode levar para a sua prática diária.

Como foi possível ver ao longo do artigo, o segredo para crescer profissionalmente na área da saúde é apostar em um curso de atualização em nutrição. Quanto melhor profissional você se tornar, melhores resultados virão para a sua carreira!

Ficou interessado em cursar uma especialização? O Instituto Cristina Martins oferece diferentes opções na área de nutrição. Para saber mais sobre elas, entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em atender você!

Comentar