4 dicas para agilizar a marcação de consultas de pacientes

Para quem não sabe, a marcação de consulta é uma parte que faz muita diferença para manter a organização do dia a dia de um nutricionista, evitar a perda desnecessária de tempo, além de deixar o cliente satisfeito e fidelizá-lo.

Sendo assim, ela gera benefícios para ambos os lados.

Isso acontece porque os clientes não gostam de esperar por horas, de ter suas consultas desmarcadas no último momento ou, ainda, ir ao consultório para agendar um novo horário.

Além disso, os profissionais não precisam correr de um atendimento para o outro, evitam horários vagos devido às inadimplências e passam maior credibilidade.

Viu só quantos benefícios você é capaz de alcançar com uma simples mudança?

Quer saber como fazer isso? Então, confira nossas 4 dicas a seguir!

1. Ofereça serviço de agendamentos online

Os serviços de agendamento online são uma facilitação tanto para os clientes quanto para o profissional da saúde.

Quando é oferecido esse meio, as chances de que escolham o seu consultório são muito maiores, afinal, é preferível agendar pela internet do que ir até onde o nutricionista atua só para isso.

Lembrando que esse tipo de agendamento pode ser feito por algum canal na internet ou por redes sociais.

Dessa forma, você moderniza seu atendimento, garante uma melhor gestão de clientes e pode se destacar no mercado.

2. Conheça os clientes

Cada cliente tem um perfil diferente devido às suas personalidades, jeito de ser, comprometimento e, ainda, motivação para ir à consulta.

Para identificar os padrões o ideal é ter uma ferramenta como uma agenda online, na qual você pode saber quais têm costume de faltar ou chegar atrasado.

Além disso, é importante entender o motivo de o cliente marcar um horário com você para que se tenha um parâmetro sobre o tempo que a consulta terá.

Ao fazer isso você intercala os atendimentos que devem ser mais longos com os mais curtos, bem como fica mais atento com aquele que sempre se atrasa.

3. Envie lembretes e confirme as consultas

A partir da identificação do perfil de cada um de seus clientes é possível dar maior atenção à confirmação dos atendimentos para aqueles que já desmarcaram de última hora anteriormente ou costumam se atrasar.

Contudo, não são só esses que precisam de lembretes e confirmação de consultas.

O procedimento é essencial para lembrar todo do horário marcado e garantir que você não sofra com inadimplências por esquecimento ou outros motivos.

4. Controle o tempo das consultas

A agilidade dos atendimentos também depende do seu empenho e organização. Isso significa que não adianta seguir as dicas anteriores, mas não ter um bom controle do tempo das consultas.

Por isso, invista sempre em intervalos de segurança entre um cliente e outro.

Ademais, tenha um tempo sem compromissos marcados em sua rotina para que você finalize planos alimentares, mande orientações para clientes, entre outros afazeres que não foram possíveis durante o curto tempo de atendimento.

A marcação de consulta não é nada muito complicado, mas fazê-la corretamente gera resultados muito positivos.

Por isso, dê o primeiro passo e troque a antiga agenda de papel por uma eletrônica e veja a economia de tempo que ela traz para o dia a dia de trabalho.

Este artigo sobre como agilizar a marcação de consultas foi útil para você?

Aproveite para conferir também 5 dicas de como fazer uma gestão eficiente de clínicas e não se arrependa!

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