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5 dicas essenciais para diminuir o atraso em suas consultas

Ter uma agenda cheia é o sonho de qualquer nutricionista. Afinal, representa não só uma maior lucratividade, como também a satisfação dos clientes com o seu trabalho.

No entanto, o atraso em consultas pode colocar tudo isso a perder.

Basta uma única pessoa atrasar para comprometer todo o seu dia. Assim, é fundamental que você adote algumas medidas para evitar que isso aconteça.

Para tanto, listamos 5 dicas para reduzir o atraso nas consultas e aumentar a produtividade do seu consultório. Acompanhe!

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1. Mantenha as informações dos clientes atualizadas

Para começar, não adianta nada tentar reduzir os atrasos se, a cada vez que o seu cliente visitar o seu consultório, ele tiver que preencher um novo cadastro.

Caso ele chegue em cima da hora, fica muito difícil começar a consulta no horário marcado.

Dessa forma, procure manter as informações dos clientes sempre muito bem organizadas e atualizadas.

Isso pode ser feito por meio de planilhas eletrônicas ou um software de gestão. O mais importante é que a cada novo atendimento no consultório, os novos dados sejam acrescentados.

2. Envie lembretes com os horários das consultas

Muitos atrasos em consultas, assim como as faltas, são causadas pelo simples esquecimento.

Isso é ainda mais comum quando o horário é marcado com muita antecedência ou não se trata de algo rotineiro para o cliente.

Por isso, procure enviar lembretes, tanto por SMS quanto por e-mail, informando o dia, o horário e o local da consulta, além do seu nome, solicitando uma confirmação.

Se for o caso, peça até para a sua secretária ligar para confirmar o atendimento cerca de 2 dias antes.

3. Crie um programa de fidelidade no consultório

Se na primeira consulta ou em atendimentos esporádicos é comum um cliente se atrasar, isso dificilmente acontecerá quando ele vai sempre ao seu consultório.

Isso porque é muito mais fácil lembrar de um compromisso recorrente.

Assim, procure criar um programa de fidelidade, com descontos em pacotes promocionais, indicações e outras medidas semelhantes.

Além de reduzir o atraso em consultas, você consegue aumentar o número delas e manter sua agenda sempre cheia.

4. Organize a sua agenda e seja pontual sempre

No entanto, nem sempre o atraso dos clientes é de responsabilidade exclusiva deles.

Muitas vezes, eles já estão tão acostumados com os atrasos do nutricionista, que nem se preocupam em chegar no horário.

Portanto, é fundamental que você dê o exemplo e seja pontual sempre.

Como imprevistos, podem acontecer, tente organizar a sua agenda ao máximo, inclusive, prevendo possíveis atrasos entre alguns compromissos.

5. Conscientize seus clientes a chegarem cedo

Por fim, pode ser que o atraso em consultas seja só uma falta de atenção ou descaso de algum cliente.

Infelizmente, muitas pessoas não se dão conta da importância da pontualidade e o quanto isso pode prejudicar as outras.

Então, pense em formas delicadas de conscientizar os seus clientes sobre o porquê é importante chegar no horário.

Deixar os outros esperando pode ser muito desagradável. Se for um cliente mais antigo, uma boa conversa sincera já pode ser suficiente.

A verdade é que atraso em consultas pode mesmo afetar a sua produtividade.

E ser produtivo é um dos principais requisitos para que o seu consultório seja rentável e bem-sucedido. Pense nisso!

Gostou de saber como reduzir o atraso nas consultas? Quer ver mais posts sobre a sua carreira em nutrição?

Então, leia também como tornar a consulta de nutricionista mais produtiva!

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