Foi publicado pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen/SBNPE), o consenso com o objetivo de identificar a terminologia e instrumentos padronizados internacionalmente para o processo de cuidado em nutrição.
A ênfase é facilitar a condução de treinamentos de nutricionistas que trabalham com pacientes adultos com doenças renais crônicas (DRC).
Onze (11) perguntas foram feitas sobre triagem, processo de cuidado e à gestão de resultados em nutrição.
As recomendações foram baseadas em diretrizes internacionais e em bancos de dados eletrônicos, como PubMed, EMBASE™, CINHAL, Web of Science e Cochrane.
A partir da submissão de listas com termos padronizados internacionais, vinte nutricionistas especializados selecionaram aqueles que consideraram muito claros e relevantes para a prática clínica com pacientes ambulatoriais com DRC.
Foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), com 80% de concordância nas respostas.
O Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation (GRADE) foi usado para atribuir força de evidência às recomendações.
Foram selecionados 107 termos de Avaliação e Reavaliação, 28 de Diagnóstico, 9 de Intervenção e 94 de Monitoramento e Aferição em Nutrição.
A lista de termos selecionados e identificação de instrumentos auxiliará no planejamento de treinamentos e na implementação de terminologia padronizada em nutrição no Brasil, para nutricionistas que trabalham com pacientes renais crônicos.
O documento completo está disponível no link Acessar Documento