fbpx
Consenso Terminologia Padronização de Processo cuidado nutrição Renal

Publicado o consenso sobre a terminologia padronizada do processo de cuidado em nutrição para pacientes adultos com doença renal crônica

Foi publicado pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen/SBNPE), o consenso com o objetivo de identificar a terminologia e instrumentos padronizados internacionalmente para o processo de cuidado em nutrição. 

A ênfase é facilitar a condução de treinamentos de nutricionistas que trabalham com pacientes adultos com doenças renais crônicas (DRC). 

Onze (11) perguntas foram feitas sobre triagem, processo de cuidado e à gestão de resultados em nutrição. 

As recomendações foram baseadas em diretrizes internacionais e em bancos de dados eletrônicos, como PubMed, EMBASE™, CINHAL, Web of Science e Cochrane. 

A partir da submissão de listas com termos padronizados internacionais, vinte nutricionistas especializados selecionaram aqueles que consideraram muito claros e relevantes para a prática clínica com pacientes ambulatoriais com DRC. 

Foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), com 80% de concordância nas respostas. 

O Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation (GRADE) foi usado para atribuir força de evidência às recomendações. 

Foram selecionados 107 termos de Avaliação e Reavaliação, 28 de Diagnóstico, 9 de Intervenção e 94 de Monitoramento e Aferição em Nutrição. 

A lista de termos selecionados e identificação de instrumentos auxiliará no planejamento de treinamentos e na implementação de terminologia padronizada em nutrição no Brasil, para nutricionistas que trabalham com pacientes renais crônicos.

O documento completo está disponível no link  Acessar Documento