fbpx
Diretriz Braspen Terapia Nutricional Pacientes Doença Renal

Diretriz de Terapia Nutricional no Paciente com Doença Renal

Já está disponível para os nutricionistas a Diretriz de Terapia Nutricional no Paciente com Doença Renal.

A publicação foi lançada pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) e preparada por um grupo de especialistas de diferentes áreas da BRASPEN, Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

A publicação é baseada nas atuais diretrizes internacionais e nacionais, bem como em estudos atuais cientificamente relevantes.

Atuaram, pela ASBRAN, as nutricionistas Profa. Me. Ana Adélia Hordonho e Profa Dra Cristina Martins.

Ambas também representaram o Comitê de Nutrição da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Conforme aponta a publicação, “o estado nutricional tem papel fundamental na saúde e nos desfechos clínicos de pacientes com doença renal. Não há dúvidas que a desnutrição tem alta prevalência e está intimamente associada a resultados clínicos adversos e aumento da taxa de hospitalização, complicações e mortalidade nessa população. Já o papel da obesidade na mortalidade ainda precisa ser melhor esclarecido. Está claro que o problema está associado diretamente ao risco de desenvolvimento da DRC, além de promover hipertensão, diabetes, resistência periférica à insulina, dislipidemia e albuminúria”.

Os especialistas prepararam o material para dar respostas a questões específicas e, assim, ajudar a torná-las claras e objetivas.

 As perguntas respondidas incluem questões sobre a suplementação de micronutrientes recomendada e manejo de eletrólitos em pacientes com IRA, instrumentos de diagnóstico de desnutrição específicos para pacientes com doença renal, proteínas vegetais na dieta de pacientes com DRC, entre outras.

Cada uma seguida do nível de evidência.

Leia a Diretriz – Clique Aqui