fbpx

Metodologias ágeis e experiência do cliente na área da saúde? Veja!

Você sabe o que diferencia um profissional da saúde de outros profissionais? Além da qualificação e especialização para atuar no cargo, algo de grande importância na hora da escolha é a experiência do cliente, que tem forte influência no processo. No entanto, é preciso contar com alguns procedimentos para potencializar as chances de proporcionar uma experiência positiva na área da saúde, como, por exemplo, as metodologias ágeis. 

Neste artigo, explicaremos como essas metodologias podem ajudar a conquistar clientes e as vantagens de utilizar os métodos em uma clínica. Confira!

O que são metodologias ágeis e quais os principais tipos?

As metodologias ágeis, assim como o nome diz, são um conjunto de métodos que servem para acelerar o processo de desenvolvimento de softwares. O vocábulo ágil está diretamente ligado a uma abordagem de planejamento mais interativa e incremental, voltada especialmente para processos complexos e que sofrem mudanças frequentes, ou seja, são imprevisíveis. 

Entre os principais métodos ágeis temos o Kanban e o Scrum. O primeiro é caracterizado por ser um sistema que objetiva o aumento da eficácia produtiva e conclusão de demandas. Por sua vez, o Scrum é uma metodologia ágil de gestão e planejamento de projetos, que são divididos em ciclos, no qual existe um conjunto de atividades que precisa ser executado.

Como tais metodologias podem ser usadas na área da saúde para atrair e fidelizar clientes? 

Apesar de ter surgido na indústria visando o escoamento da produção e melhor aproveitamento do trabalho, as metodologias ágeis também podem ser aplicadas à área da saúde, impactando à experiência do cliente. Veja como a seguir!

Comunicar com clareza 

A comunicação é um dos aspectos chaves quando se trata do uso de metodologias ágeis na área da saúde. Portanto, ela precisa acontecer de maneira direta, mas, também, eficaz em todos os níveis. 

Portanto, é importante que todos os envolvidos em uma clínica estejam cientes sobre as práticas e atitudes esperadas, bem como os planejamentos que regerão a instituição, tais como reuniões e avaliações. 

Documentar processos 

Quando uma metodologia ágil é utilizada em um projeto na área da saúde, isso significa que existe um sistema de gestão de qualidade dentro da clínica. Portanto, é preciso se certificar de documentar todos os processos e procedimentos. 

A ação tem por objetivo a manutenção dos padrões preestabelecidos, garantindo, assim, que a experiência do cliente seja satisfatória. Logo, se qualquer mudança no tratamento do cliente acontecer, por exemplo, deve ser feita uma adaptação dos documentos. 

Ser consistente

É preciso que toda a clínica ou consultório esteja ciente sobre a implementação de metodologias ágeis. Assim sendo, qualquer mudança que acontecer precisará passar por uma adaptação ou ser planejada.

Tal ação é importante, pois os processos precisam fazer sentido. Logo, se alguma necessidade surgir nesse intermeio, a reavaliação de etapas precisará ser realizada.

Quais as vantagens da aplicação dessas metodologias? 

A experiência do cliente é um processo que exige tempo e dedicação, sendo impactado por vários fatores. Na área da saúde, o uso dos métodos ágeis traz uma série de vantagens. Entre os quais podemos destacar: 

  • maior retenção dos talentos da equipe: o trabalho é sempre aperfeiçoado por meio de feedbacks, dando aos membros do consultório ou clínica  a chance de se desenvolverem; 
  • menor índice de falhas: tanto em equipamentos quanto no próprio trabalho humano, as falhas são praticamente inexistentes devido à padronização do trabalho; 
  • implementação acelerada: isso facilita a tomada de decisões urgentes, o que contribui para tratamentos mais eficazes que, por sua vez, podem salvar vidas.

O uso de metodologias ágeis impacta a experiência do cliente especialmente por tornar o trabalho mais especializado, garantindo uma execução mais precisa. Portanto, o cliente recebe um serviço que melhor se adequada aos seus desejos e necessidades.

Se você deseja saber mais sobre o assunto e quer se especializar para garantir um trabalho ainda mais qualificado, entre em contato conosco!

Comentar