fbpx

Exercícios Físicos Reduzem o Risco de 13 Tipos de Câncer

Exercícios Físicos Reduzem o Risco de 13 Tipos de Câncer

Como você sabe, os exercícios físicos praticados regularmente trazem muitos benefícios à saúde. Eles ajudam na prevenção de várias doenças, como a obesidade, o diabetes, a hipertensão e outras doenças cardiovasculares. Mas você sabia que essa prática também pode prevenir o aparecimento de diversos tipos de câncer? E sobre isso que vamos falar nesse artigo.

A novidade foi apresentada em uma meta-análise publicada recentemente, realizada pelo National Cancer Institute (http://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=2521826; ver comentário em http://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=2521822). A análise reuniu dados de doze estudos prospectivos de pessoas vivendo na Europa e nos Estados Unidos. Incluiu 1,4 milhões de pessoas com relato de prática de exercícios físicos de lazer moderados e de alta intensidade, durante o período de 11 anos. Foram incluídos estudos com exercícios extenuantes, como corridas, e também aqueles mais moderados, como natação e jardinagem mais vigorosa. Em média, os praticantes faziam duas horas e meia de exercícios moderados, como caminhadas, por semana. Os que mais se exercitavam praticavam um pouco mais que uma hora ao dia de caminhadas rápidas.

A conclusão foi que ambas as intensidades de exercícios físicos trouxeram benefícios na prevenção de câncer. O nível mais alto de atividade física de lazer foi associado com redução de 7% do risco total de câncer. A lista abaixo cita os 13 tipos de câncer que os exercícios físicos podem prevenir, além de mostrar a porcentagem de redução do risco.

– Câncer de esôfago: 42% de redução do risco.

– Câncer de fígado: 27%.

– Câncer de pulmão (para fumantes ou ex-fumantes): 26%.

– Câncer de rim. 23%.

– Câncer de estômago: 22%.

– Câncer endometrial: 21%.

– Leucemia mieloide: 20%.

– Mieloma: 17%.

– Câncer de cólon: 16%.

– Câncer de cabeça e pescoço: 15%.

– Câncer retal: 13%.

– Câncer de bexiga: 13%.

– Câncer de mama: 10%.

As principais razões que os exercícios físicos estejam associados à redução do risco de câncer, descritas pelos autores do estudo, são que eles podem reduzir os níveis de hormônios, como o estrogênio, e podem ajudar a regular melhor a insulina, que por sua vez, reduz a inflamação.

Por outro lado, os praticantes de exercícios físicos apresentaram risco mais alto de melanoma, provavelmente pelo fato de que, frequentemente, se exercitavam ao ar livre. Portanto, a recomendação do uso do protetor solar para atividades ao ar livre deve ser mantida.

Possivelmente as pessoas que praticam exercícios físicos são aquelas que têm maior cuidado com a saúde, em vários hábitos de vida, como a alimentação. Além disso, pode ser que essas pessoas sejam mais cuidadosas em buscar exames médicos de rotina. Portanto, com os exercícios físicos, um benefício pode trazer outro.

Concluindo, não há dúvidas que os exercícios físicos podem aumentar a expectativa de vida. Portanto, é altamente recomendado que todos os profissionais da saúde prescrevam e motivem a prática de exercícios físicos aos seus clientes/pacientes, particularmente àqueles com excesso de peso e obesidade, bem como aos fumantes.

Como você pode perceber, trata-se de uma informação que, embora seja um tanto quanto comentada, é pouco levada a sério. Então, faça a sua parte, e ajude a difundir ainda mais esta informação e a importância do Exercício Físico na prevenção dos tipos citados de câncer. Aqui abaixo ou ao lado desta página, temos os botões de compartilhamento. Então, compartilhe em suas redes sociais.

Caso tenha alguma dúvida ou comentário à respeito, utilize o campo específico (que você encontra rolando a página) para comentar, que o mais breve possível retornaremos com a resposta.

Um grande abraço, e nos vemos no próximo post.

Até mais…

Comentar