Você escolhe um lugar, monta um consultório, contrata funcionários, mas não dá para esperar que as pessoas simplesmente cheguem para ser atendidas, certo?
Um nutricionista bem-sucedido precisa saber como fazer a captação de clientes e conquistá-los para novas consultas.
O problema é quem nem todo mundo sabe por onde começar.
Por isso, fizemos este post com algumas dicas básicas para atrair e reter clientes para o seu consultório de nutrição.
Confira!
Procure realizar um bom atendimento
É óbvio que a primeira coisa a se pensar é prezar por um atendimento de qualidade, sempre!
E isso não significa apenas cuidar dos aspectos técnicos da nutrição, como a avaliação e indicação de dietas, mas também se preocupar em ouvir e prestar atenção em todas as necessidades do cliente.
Não é por acaso que o atendimento humanizado tem ganhado cada vez mais destaque na área da saúde.
A verdade é que, mesmo com todos os investimentos em marketing, o boca a boca continua sendo uma ferramenta importante de divulgação.
Do contrário, se uma pessoa não gostar do tratamento recebido, pode espalhar isso para muitas outras e acabar com a sua reputação.
Estratégias de marketing digital na captação de clientes
Estratégias convencionais de divulgação, como rádio e TV, podem ser muito caras e pouco efetivas para um consultório de nutrição.
Por isso, muitos profissionais da área têm adotado o marketing digital como forma de divulgar o seu trabalho.
Assim, invista em links patrocinados e outros anúncios na internet, mas principalmente em blogs, sites e redes sociais.
Eles podem ser usados de maneira orgânica para captar clientes e ajudar a construir a sua marca.
Invista em ferramentas tecnológicas
Você até já deve saber como algumas ferramentas, como softwares de gestão, podem ajudar a melhorar o funcionamento do seu consultório.
Mas sabia que a tecnologia também pode te dizer como captar clientes com mais eficiência?
Isso mesmo, sistemas como os de business intelligence, analytics, aplicativos, entre outros, podem indicar tendências de mercado, preferências e comportamentos a partir da análise dos dados dos seus próprios clientes.
Como fazer networking e estabelecer parcerias
Conhecer pessoas novas é importante para a vida pessoal e profissional. Assim, procure fazer networking em qualquer lugar que esteja.
Também não deixe de participar de congressos, cursos de atualização e outros eventos da área, pois eles são boas oportunidades para conversar com clientes em potencial.
E o networking pode ir além! Você pode tentar estabelecer parcerias com empresas e profissionais com negócios complementares ao seu.
Dessa forma, procure academias, consultórios médicos, lojas de alimentos naturais e outros lugares que possam ajudar a divulgar o seu trabalho e vice-versa.
Fique atento ao feedback dos seus clientes
Por fim, voltamos a falar da importância de prestar atenção aos seus clientes.
Não apenas durante o atendimento, mas depois dele também. Procure saber o que eles mais gostaram e o que precisa ser melhorado.
Para tanto, crie canais de comunicação, como e-mails, telefone e chats e, sempre que possível, faça pesquisas de satisfação.
Isso ajuda a melhorar a satisfação dos clientes atuais, que podem ajudar a divulgar o seu consultório, além de transmitir uma imagem de que você se preocupa com o bem-estar das pessoas.
Agora que você viu como captar clientes pode ser simples, é hora de colocar essas dicas em prática.
Apenas não se esqueça de que seu trabalho está sendo constantemente avaliado pelas pessoas e que não basta atendê-las de forma satisfatória, é preciso buscar soluções eficazes para as necessidades delas.
Gostou das nossas dicas de como captar clientes? Quer ver mais conteúdos como este?
Então, leia também sobre a importância de se adotar o atendimento humanizado!