fbpx

Qual a importância da especialização na área da saúde e nutrição?

O mercado brasileiro está mais competitivo do que nunca. Logo, destacar-se em meio a milhares de profissionais que se formam anualmente não é uma tarefa fácil, exigindo qualificação do indivíduo.

O segmento de nutrição, por exemplo, aumentou consideravelmente a sua demanda. Na mesma proporção, cresceu o montante de graduados, tornando a especialização na área da saúde ainda mais importante.

Se você está pensando em se capacitar, não pode deixar de ler este artigo. A seguir, explicaremos mais detalhadamente a importância da qualificação, mas também mostraremos alguns cursos em nutrição que podem impulsionar a sua carreira. Confira!

Qual a relevância de uma especialização na área da saúde e nutrição?

Segundo uma pesquisa do IBGE, de 1940 a 2016 a expectativa de vida do brasileiro teve um salto de mais de 30 anos; hoje, a média fica em torno de 75 e 76 anos.

Esse aumento aconteceu graças aos avanços da medicina, especialmente a inserção de programas de nutrição na infância, fazendo com que a população pudesse se desenvolver com saúde desde os seus primeiros anos de vida.

Mas isso foi apenas o começo. Atualmente, o brasileiro se preocupa muito mais com a saúde, mas também com a estética. Houve um aumento significativo na procura por procedimentos estéticos, mas a prática de atividade física e a alimentação mais saudável também ganharam muitos adeptos.

Esse crescimento é o principal motivo para apostar em uma especialização na área da saúde e nutrição, mas também existem outros, como mostraremos a seguir.

Segmentar melhor o trabalho

Todos os anos, milhares de nutricionistas se formam. Imagine ter que competir em um cenário assim? Por isso, a especialização é uma forma de segmentar o trabalho e, consequentemente, diminuir a competição. Afinal, com os diferentes ramos de qualificação, os alunos dividem-se em áreas distintas.

Isso permite ao profissional não só oferecer um trabalho mais qualificado para o paciente, mas também ter uma oportunidade de construir a reputação em determinada área e se tornar referência. Lembre-se de que o paciente sentirá muito mais confiança no trabalho de um profissional especializado na área em que ele precisa de atendimento.

Evoluir profissionalmente e obter novas oportunidades

A qualificação permite uma evolução profissional, visto que o indivíduo tem a oportunidade de se tornar especialista em determinado assunto, o que representa um grande benefício para o desenvolvimento do trabalho.

O curso também será uma grande oportunidade na obtenção de novas oportunidades de carreira. Afinal, quanto mais qualificado é um profissional, maiores são suas chances de se encaixar em outros cargos e ser convidado para trabalhar em locais renomados.

Conquistar melhores salários

Um dos grandes benefícios da especialização na área da saúde e nutrição é que quanto mais qualificação, maior o salário recebido, visto que o profissional obtém maior poder de negociação.

Além disso, quando o profissional se qualifica, há uma maior variabilidade da rede de contatos — o famoso networking —, o que também ajuda na conquista de cargos melhores e maiores ganhos.

Quais as principais opções para se especializar em nutrição?

As diferentes necessidades da população fizeram com que a nutrição se dividisse em uma gama variada de cursos de especialização. Conheça alguns dos melhores a seguir.

Nutrição de desportistas e atletas

A nutrição esportiva tem uma demanda crescente por profissionais. O número de pessoas que praticam atividades físicas e desejam potencializar seus exercícios aumentou muito nos últimos anos. Consequentemente, elas passaram a procurar nutricionistas especializados em prescrever dietas e suplementação personalizadas para cada esporte e necessidade.

A ideia do curso é ajudar o profissional a aprofundar seus conhecimentos em técnicas que permitam uma avaliação mais completa do estado nutricional de cada indivíduo, levando em consideração os exercícios físicos que ele pratica e seu cotidiano.

Assim, é possível oferecer a ele um diagnóstico em nutrição mais completo com base na fisiologia do esporte e em suas necessidades nutricionais.

Nutrição de crianças e adolescentes

A nutrição de crianças e adolescentes é de suma importância no desenvolvimento de um indivíduo. Ela serve para prevenir uma série de doenças, como a obesidade e a desnutrição.

O objetivo do curso é formar profissionais capacitados nos cuidados qualificados de crianças e adolescentes. Para isso, o nutricionista aprenderá a realizar a educação e o aconselhamento, ajudando no desenvolvimento das diferentes fases de vida desses pacientes.

Nutrição da gestação ao envelhecimento

Outra especialização em que o nutricionista pode apostar é na área que contempla todas as etapas do ciclo da vida, da gestação ao envelhecimento. Como destacamos, a expectativa de vida do brasileiro aumentou graças a diversos fatores, entre eles, a alimentação.

O especialista na área será responsável por ajudar o idoso a minimizar os efeitos de doenças crônicas por meio da alimentação adequada, mas também a ter um envelhecimento mais saudável.

A gestação também está inclusa nessa especialização, capacitando o profissional a auxiliar a grávida a ter uma vida mais saudável para que o feto possa se desenvolver. Esse período exige um acompanhamento para que todos os nutrientes sejam consumidos e possam ser mantidos durante o aleitamento.

Nutrição de pacientes com enfermidades renais

Algumas doenças exigem um acompanhamento nutricional de perto, isso porque seus efeitos podem ser minimizados com uma dieta e suplementação correta, como é o caso das enfermidades renais.

O nutricionista especialista nessa área será responsável por promover a terapia nutricional em enfermidades renais crônicas (hemodiálise, diálise e transplante, bem como em síndrome nefrótica e litíase do trato urinário).​

Nutrição hospitalar e ambulatorial

Grandes hospitais e clínicas precisam da presença de um nutricionista especializado para se encarregar das dietas dos pacientes em tratamento no local. Ele será encarregado por monitorar a ingestão de nutrientes de cada pessoa.

As possibilidades de atuação do profissional vão do tratamento de alergias até doenças como o câncer. Assim, ele contribui para que o processo de recuperação seja mais satisfatório.

Independentemente da escolha do curso de especialização na área da saúde e nutrição, é importante ressaltar que essa qualificação melhora a sua atuação como profissional. Consequentemente, você poderá aumentar a eficácia no atendimento e conseguirá atrair mais pacientes ao seu consultório.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre a importância dos cursos de especialização e também a conhecer algumas das opções mais promissoras da atualidade. Para saber mais sobre alguns dos cursos citados, entre em contato conosco!


Comentar