fbpx
Conflito de interesse

Saiba como prevenir conflito de interesse na área de nutrição

Última atualização em

No atendimento dentro de um consultório de nutrição, os profissionais devem levar uma série de fatores em consideração na hora de avaliar o cliente.

Uma parte importante é a coleta de dados sobre a ingestão alimentar, um dos fatores que mais pesa na saúde e o bem-estar das pessoas.

O que a maioria das pessoas pensa é que, independentemente do contexto, é necessário apenas cortar calorias.

Porém, um profissional sabe que esse não é necessariamente o caso. Há muitos fatores que influenciam a saúde, como a composição dos alimentos consumidos com maior frequência.

Quer entender melhor a importância desses elementos na sua avaliação do cliente? Então, acompanhe!

Por que é importante levar em conta a história alimentar do cliente?

Ao fazer uma avaliação em nutrição do cliente, vale sempre a pena conhecer sua história alimentar.

Como o nome já deixa a entender, trata-se de uma avaliação dos hábitos alimentares de uma pessoa ao longo de sua vida.

Isso destaca não só suas preferências, mas também alguns hábitos que podem levar a problemas de saúde.

Como avaliar a história alimentar do cliente?

Considerando esses pontos, o que você pode fazer para avaliar essa parte da história do cliente? Veja aqui alguns métodos.

Recordatório 24 horas

Nesse método, você faz uma entrevista rápida com o cliente, na qual ele relata o que comeu e bebeu nas 24 horas que precedem a consulta.

Mesmo que seja um conjunto limitado de informações, ainda será útil para entender seus principais hábitos alimentares e promover as mudanças certas.

Questionário de frequência alimentar

Dando um passo adiante, esse questionário faz perguntas não só sobre os hábitos alimentares do cliente, mas também de sua família e de possíveis consequências desses hábitos.

Exemplos, são doenças do coração causadas pela má nutrição.

Diário ou registro alimentar

Se o tratamento for continuado em várias consultas, então é interessante pedir que o cliente mantenha um registro ou diário alimentar. 

Dessa forma, você saberá quais os hábitos do cliente e como eles mudaram.

Quais informações devem ser reunidas?

Independentemente do método escolhido, é importante reunir alguns dados básicos durante a consulta. Os principais seguem abaixo.

Tipos de alimentos

Alguém que consome primariamente carne terá necessidades nutricionais diferentes de quem consome mais doces, vegetais etc.

Ao saber o tipo de alimento, você terá uma base para fazer outros questionamentos.

Frequência de consumo

Algumas pessoas comem quantidades menores com maior frequência ou quantidades maiores com menor frequência. Dependendo do metabolismo, isso pode levar a outras conclusões.

Tamanho das porções

A quantidade de alimento consumida em cada refeição também faz uma grande diferença, especialmente se o intervalo entre elas for mais curto.

Agora que você entende melhor a importância da história alimentar do cliente para a avaliação em nutrição, pode melhorar a qualidade do seu atendimento.

Dessa forma, você poderá proporcionar o tratamento mais adequado.

Se você quer continuar prestando o melhor serviço como nutricionista, confira nosso curso avaliação e reavaliação em nutrição e história do cliente, e melhores suas capacidades agora mesmo!

Deixe um comentário e compartilhe suas experiências conosco.

 

Comentar