fbpx

Saiba como obter melhores resultados aplicando a tecnologia na Nutrição

Última atualização em

Se, na vida pessoal, o uso de softwares, aplicativos e outras ferramentas tecnológicas são ótimos facilitadores da rotina — na vida profissional não seria muito diferente, não é mesmo? Nesse sentido, a tecnologia para Nutrição tem contribuído bastante para otimizar os processos de atendimento aos clientes.

Ainda não sabe como isso tem ocorrido? Neste post, apresentamos um apanhado de diversas tecnologias e suas vantagens para os nutricionistas. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Como a tecnologia para Nutrição tem sido usada?

Softwares de Nutrição

Os softwares ajudam na marcação de consultas, no recebimento de exames e até mesmo na avaliação clínica e nutricional. São ferramentas simples de serem utilizadas e, no geral, podem ser configuradas de acordo com as necessidades de cada profissional.

Inclusive, a grande tendência é agregar diversas funções em um único software, o que ajuda bastante na rotina do nutricionista — mesmo na gestão administrativa e financeira.

Atendimento remoto

A tecnologia também tem sido usada para solucionar um problema antigo da área da saúde: a falta de acesso a profissionais especializados. Assim, mesmo a distância, os clientes podem ser atendidos por nutricionistas qualificados ao utilizar ferramentas de vídeo e teleconferência.

Para o profissional, além de conseguir ampliar o alcance dos atendimentos, também é possível ouvir a opinião de outros colegas com mais facilidade.

Aplicativos de acompanhamento de dieta

Já estão se popularizando os aplicativos usados pelas pessoas para acompanhar as dietas — por meio da contagem de calorias consumidas, de dicas alimentares e do controle do peso.

No entanto, em vez de serem vistos como problemáticos, eles podem se tornar aliados dos nutricionistas se forem configurados com as recomendações nutricionais de cada cliente.

Mapeamento genético nutricional

Depois de se fazer a análise do DNA de cada pessoa, é possível passar uma dieta adequada às especificidades genéticas delas. Assim, fica viável, inclusive, identificar anomalias e disfunções que alteram as necessidades nutricionais do cliente.

Quais as vantagens de se usar a tecnologia?

É claro que os benefícios oferecidos pela tecnologia para Nutrição vão depender bastante da rotina de cada nutricionista. Mas, de modo geral, podemos citar:

  • melhoria da gestão do tempo, com uma agenda mais organizada;

  • maior controle e melhor aproveitamento das informações coletadas dos clientes;

  • facilidade de se realizar avaliações físicas, a partir de dados mais precisos;

  • acompanhamento mais consistente das dietas;

  • maior adesão dos clientes às recomendações dos nutricionistas;

  • bom custo-benefício, uma vez que a maioria dos softwares e aplicativos custam pouco e até são gratuitos.

Como aproveitar melhor algumas ferramentas?

Por mais vantagens que elas possam oferecer, é preciso saber aproveitar todo o potencial que as ferramentas tecnológicas apresentam. Assim, faça primeiro uma avaliação da sua rotina e das suas necessidades e só depois procure saber se existe algo que possam ajudar nesse sentido. Não adianta passar a usá-las apenas para aderir a modismos, certo?

De qualquer forma, a tecnologia para Nutrição representa um grande avanço na área e com grande potencial de expansão nos próximos anos. É bom ficar de olho em tudo que surge e nas possíveis aplicações!

Gostou do post sobre tecnologia para Nutrição e quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Comentar