fbpx
Retorno sobre Investimento

Tire 5 dúvidas sobre a métrica de Retorno sobre Investimento (ROI)

Última atualização em

Para quem tem um negócio próprio é muito importante estar sempre atento aos detalhes financeiros para ter sucesso com ele e manter as portas sempre abertas.

No caso de uma clínica de nutrição, o recomendado é ficar por dentro de métricas, como as de Retorno sobre Investimento (ROI), e aplicá-las com frequência a fim de não se desviar do caminho certo.

Sabemos que qualquer empreendimento tem diversos custos, de gastos e investimentos, além de lucros, é claro.

Contudo, nenhum desses dados podem ficar esquecidos, é indispensável fazer a contabilidade, manter um histórico dos valores e usar contas para garantir que a sua clínica não tenha prejuízos e possa ser próspera no mercado.

Quer saber como o ROI pode ajudar você nessa questão? Continue acompanhando a leitura para conferir mais informações a respeito!

1. O que é o Retorno sobre Investimento?

O ROI é uma métrica que garante a mensuração dos investimentos.

Quando um dinheiro é colocado em alguma área da clínica com o intuito de trazer retornos financeiros, é indispensável descobrir se ele traz os resultados necessários.

Caso contrário, é possível que você perca capital e não saiba que isso aconteceu.

Nesses investimentos podem estar inclusos equipamentos, marketing, cursos, novas ferramentas, entre outros.

2. Para que o ROI serve?

Se você faz um ou mais investimentos, pode colocar dinheiro em algum que não traz tantos resultados quanto o imaginado, e isso também acontece de forma inversa.

Por isso, o ROI é essencial para que você descubra quais investimentos são bons para serem mantidos.

Além de saber quais você talvez possa cortar verbas ou mudar as estratégias para garantir maiores resultados.

3. Como ele pode ajudar na saúde financeira de uma clínica?

Fazer investimentos é algo muito importante para que o negócio cresça, não é mesmo?

Portanto, ter um controle do valor que sai é essencial para qualquer clínica, afinal, você precisa saber para onde o dinheiro vai, se é bem gasto, entre outros detalhes.

Não saber dessas informações pode fazer com que parte do capital da sua clínica seja desperdiçado com algum gasto ou investimento desnecessário. Isso traz riscos para o sucesso do empreendimento.

4. De que maneira é feito o cálculo?

O cálculo para encontrar o ROI não é difícil, basta ter os dados do investimento e uma calculadora. A fórmula é a seguinte: (receita – custo) / custo.

Se quiser descobrir a porcentagem de lucros, basta multiplicar o resultado por 100. Veja um exemplo no qual o valor da receita foi de 10.000 e o custo 1.000:

  • ROI = (10.000 – 1.000) / 1.000;
  • ROI = 9.000 / 1.000;
  • ROI = 9 x 100;
  • ROI = 900%.

5. Como é possível usar o ROI na rotina de trabalho?

Para aplicar essa métrica no seu dia a dia de trabalho, basta sempre mensurar os resultados obtidos pelos investimentos.

Por exemplo, caso você tenha feito uma propaganda, vale perguntar aos clientes por qual meio eles descobriram a sua clínica. A partir disso, registre os resultados para utilizá-los na conta.

Se você deseja maiores conquistas e crescimento da sua clínica de nutrição, não deixe de aplicar a métrica de Retorno sobre Investimento e outros cálculos essenciais para a saúde financeira do seu negócio.

Assim você saberá o que dá certo com o intuito de dedicar maior verba e tempo a isso.

Gostou de conhecer mais sobre essa métrica?

Aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de mais conteúdos interessantes como este!

Comentar