fbpx

Quais os impactos do comportamento em nutrição?

O trabalho do nutricionista vai além de criar cardápios e estabelecer dietas personalizadas. Esse profissional pode atuar de forma diferente junto aos seus clientes ao auxiliar no desenvolvimento de comportamentos relacionados à alimentação e nutrição.

Você já trabalha com estratégias e técnicas para auxiliar nas mudanças de comportamento em nutrição em seu consultório? Sabia que essa é uma abordagem que pode trazer resultados ainda mais eficazes? Por causa dos seus benefícios para as pessoas, ela tem sido muito empregada pelos nutricionistas.

Neste post, conversaremos um pouco a respeito da influência do comportamento para alcançar bons resultados na nutrição. Você compreenderá os impactos que ele tem e os benefícios alcançados ao trabalhar esse aspecto com seus clientes. Continue lendo!

O que é o trabalho na busca de mudanças de comportamento em nutrição?

As relações do ser humano com a comida variam bastante — e, na maioria das vezes, não estão associadas à função principal que ela tem. O papel dos alimentos é fornecer ao organismo os nutrientes que ele precisa para manter o seu funcionamento e a saúde, mas não é somente assim que as pessoas os encaram.

Muitas vezes, a comida pode ser vista como uma grande vilã, já que alguns grupos alimentares elevam o peso corporal e provocam doenças. Também acontece de as pessoas se alimentarem de forma compulsória na tentativa de suprir alguns aspectos emocionais e psicológicos, como a ansiedade ou o estresse.

É por isso que o comportamento relacionado à alimentação e nutrição precisa ser trabalhado: para que se possa alcançar melhores resultados. Nesse aspecto, são considerados os fatores fisiológicos, emocionais e sociais da alimentação, no intuito de promover a mudança comportamental das pessoas.

O foco principal é tornar a relação dos indivíduos com o alimento mais saudável. Para isso, ela envolve estratégias como aconselhamento, entrevistas de motivação e técnicas para comer intuitivamente e com mais atenção.

O resultado principal a ser alcançado não é a perda de peso — e não são desenvolvidos dietas e cardápios específicos. Na verdade, o nutricionista atua basicamente como um terapeuta, ajudando o seu cliente a compreender os seus próprios sentimentos e sua postura perante a alimentação.

Ou seja, nas consultas que abordam mudanças de comportamento, é promovido o autoconhecimento do indivíduo. Ele passa a compreender as suas próprias emoções, a sua necessidade de se alimentar e o que a comida significa para ele.

A partir das respostas que obtém, consegue mudar a sua visão sobre os alimentos e a alimentação. A perda de peso e a obtenção de mais saúde são consequências dessa mudança comportamental. Os resultados podem demorar um pouco mais, mas trazem diversos benefícios.

Quais são os benefícios de trabalhar o comportamento em nutrição?

Como dito, ao trabalhar o comportamento em nutrição, os resultados esperados podem demorar um pouco mais. Isso porque não se trata de uma condição imposta para o cliente e ele não se sente na obrigação de seguir regras.

O nutricionista o auxilia na compreensão de si mesmo, de modo que a mudança aconteça de dentro para fora, naturalmente. É por isso que o processo de mudança alimentar e no estilo de vida se torna muito mais tranquilo e a pessoa alcança benefícios como os listados a seguir: 

Compreensão do relacionamento com a comida

Como dito, os alimentos podem ter um significado diferente para cada pessoa, e o comportamento alimentar e em nutrição ajuda o cliente a identificar isso em si mesmo. Ele passará a compreender qual é a sua motivação para se alimentar.

A comida é um modo de obter prazer e satisfação? É uma fuga dos problemas? Uma forma de buscar consolo em casos de ansiedade ou depressão? Um alívio momentâneo para o estresse acumulado?

Ao obter a resposta para essa pergunta, o próprio indivíduo consegue mudar o seu comportamento. Assim, ele passa a se alimentar de uma forma mais saudável, sem exageros ou carências em seu cardápio.

Estabelecimento de hábitos duradouros

Diversas pessoas podem manifestar uma certa resistência às instruções e às recomendações do nutricionista. Isso porque elas abalam diretamente a sua relação com os alimentos —  daí o benefício da nutrição com foco na mudança de comportamento.

Como ela promove uma mudança de dentro para fora, partindo da mente, o indivíduo consegue manter hábitos duradouros. Ele não vai mais se limitar ao período de acompanhamento com o profissional para seguir aquilo que foi proposto, mas terá isso como parte da sua rotina, ou seja, algo benéfico para si.

Controle do peso corporal

Como os bons hábitos alimentares se mantêm por muito mais tempo, a pessoa também consegue controlar o seu peso corporal. Esse benefício se estende tanto para quem está acima dele como para quem está abaixo.

Afinal de contas, a mudança do comportamento em nutrição não deve acontecer somente para quem quer perder quilos. Ela também beneficia as pessoas que, por um motivo ou outro, não se alimentam adequadamente — e, por isso, estão abaixo do peso ideal ou apresentando carências nutricionais.

Resultados mais rápidos

Embora para a perda de peso os resultados possam demorar um pouco mais, no que diz respeito à mudança de comportamento, ela é muito mais rápida. Isso porque, como dito, o foco em mudanças de comportamentamento ajuda o indivíduo em seu autoconhecimento.

Ele por si mesmo percebe a necessidade de mudar e as vantagens que isso trará para sua autoestima e saúde. Dessa forma, o nutricionista consegue ajudá-lo a perceber a real função dos alimentos e a importância de ter um relacionamento saudável com eles.

Entendimento dos sinais do corpo

Trabalhar o comportamento em nutrição também possibilita que o indivíduo consiga reconhecer os sinais que o seu próprio corpo emite. Muitas vezes, pode ser difícil para a pessoa interpretar se seu organismo está pedindo por alimento ou se está apresentando sintomas de outras condições.

Com o auxílio do profissional, ele conseguirá entender se está de fato com fome, se está passando por uma crise de ansiedade, se o estresse está se manifestando ou se outros aspectos emocionais, fisiológicos e até mesmo sociais estão sendo confundidos com a necessidade do alimento.

Mais saúde

Por todos esses benefícios, o indivíduo também se torna mais saudável. A relação positiva com a alimentação e com os alimentos possibilita que ele mantenha um cardápio mais equilibrado — e isso traz somente ganhos à saúde.

Como aplicar estratégias e técnicas voltadas para a mudança comportamental?

Você pode aplicar estratégias e técnicas com foco em mudanças de comportamento em nutrição para seus clientes, ampliando ainda mais o seu leque de opções e tornando o seu trabalho mais atrativo. Contudo, é importante se especializar, para adquirir os conhecimentos necessários e específicos à essa abordagem.

No Instituto Cristina Martins, você tem a oportunidade de se especializar e se aprimorar profissionalmente — afinal, saber trabalhar o comportamento em nutrição é fundamental para oferecer aos clientes um atendimento mais completo e efetivo.

Conheça os diversos cursos de extensão que temos à sua disposição e adquira saberes essenciais para a sua rotina como nutricionista!

Comentar