Para quem tem uma clínica nova no mercado ou deseja aperfeiçoar sua estrutura e serviços, ter uma pesquisa de satisfação de clientes é fundamental.
Com ela, você consegue descobrir o que precisa ser modificado no estabelecimento a fim de gerar melhorias significativas de acordo com as necessidades de quem já o frequenta.
A pesquisa funciona da seguinte forma: após o cliente conhecer o local e passar por consultas, é disponibilizado um questionário sobre a opinião e experiência que ele teve com os médicos e a clínica.
Dessa forma, você pode tornar seu empreendimento muito melhor ao analisar os pontos positivos para reforçá-los e os negativos para aprimorá-los.
Quer saber como criar e aplicar as pesquisas de satisfação aos seus clientes? Continue acompanhando para conferir as dicas que preparamos para você!
Saiba como criar uma pesquisa de satisfação de clientes
Como você pode imaginar, são diversas as maneiras de medir a satisfação do cliente.Portanto, listamos alguns pontos essenciais para facilitar essa questão e ajudá-lo a obter os resultados desejados. Confira!
Utilize o método NPS
De todas as métricas usadas como pesquisa de satisfação, a Net Promoter Score (NPS) é a mais básica.
Ela consiste em uma pergunta simples enviada por e-mail: “Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria a nossa clínica para um conhecido?”.
Respostas de 0 a 6 significam que a pessoa não se sentiu muito beneficiada pela clínica.
Notas de 7 a 8 são neutras, geralmente de pessoas que vão buscar os seus serviços apenas quando precisarem ou que gostaram da experiência mas encontraram algum ponto negativo.
Já quem dá 9 ou 10 certamente acredita na empresa e teve resultados satisfatórios.
Crie um bom questionário
Para complementar o NPS, é interessante fazer uso de uma pesquisa com respostas opcionais. O importante é que as perguntas sejam claras e diretas.
Além disso, deixe o questionário o mais enxuto possível sem prejudicar o entendimento e as informações de que você necessita.
O ideal é que ele contenha perguntas básicas sobre os profissionais (médicos, nutricionistas, secretários…) e a estrutura da clínica. Veja algumas dicas de perguntas a seguir.
- Como foi a sua experiência com a clínica?
- O que achou de nosso atendimento?
- Você teria alguma sugestão de melhorias para a clínica?
- O que mais gostou em sua experiência conosco?
Veja que é essencial o cliente se abrir com a pesquisa para abordar os pontos positivos e negativos da experiência dele.
Para deixá-lo mais confortável, vale fazer um questionário anônimo por e-mail, por exemplo.
Entenda como a pesquisa ajuda a sua clínica a crescer
Há várias vantagens em realizar questionários de satisfação.
Quando prezamos pela opinião de um cliente, ele se sente ouvido e isso é de grande importância para a imagem que vai formar da sua marca.
Mas, para isso, é essencial colocar as mudanças em prática.
Essa também é uma oportunidade de olhar a clínica com outros olhos e otimizar o atendimento de uma forma simples, rápida e sem grandes custos.
Afinal, muitas vezes alguns detalhes podem passar despercebidos, além de não enxergarmos a importância de determinadas questões para os clientes.
Para aprimorar cada dia mais a sua clínica, fazer com que ela cresça e fidelizar a clientela, é indispensável realizar a pesquisa de satisfação de clientes.
Sendo assim, que tal buscar algum software ou website que disponibilize essa opção para a sua empresa?
Por meio dessas ferramentas é possível acompanhar o mercado e atingir as expectativas do consumidor.
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