fbpx
Instituto Cristina Martins

Conheça a metodologia de ensino do Instituto Cristina Martins

Há mais de 12 anos, o Instituto Cristina Martins oferece cursos online de especialização, aperfeiçoamento profissional e extensão.

A qualidade reconhecida na área de nutrição se deve à exclusiva metodologia desenvolvida após mais de 20 anos de experiência da nutricionista, doutora e professora Cristina Martins.

A instituição tem a missão de promover educação de excelência, a partir de novas tecnologias, contribuindo para a formação de uma sociedade saudável.

Para isso, mantém programas de educação continuada para o treinamento e a reciclagem dos profissionais da saúde, em especial os da área da nutrição.

Por tudo isso, o Instituto Cristina Martins se tornou um sucesso, tendo formado milhares de profissionais ao longo dos anos.

Quer conhecer um pouco mais sobre a metodologia do Instituto Cristina Martins?

Neste artigo contamos um pouco sobre a história e o método de ensino aplicado em nossos cursos. Confira!

Sobre o Instituto Cristina Martins

O Instituto Cristina Martins de Educação e Pesquisa em Saúde foi criado em 2008, a partir das experiências adquiridas na NutroClínica por mais de 20 anos.

O centro de nutrição era dirigido pela professora e nutricionista Cristina Martins, atuando no Suporte Nutricional e na Educação e Assessoria.

Assim, a área de Suporte Nutricional mantinha equipes multidisciplinares para a assistência a clientes, o desenvolvimento de protocolos, a realização de treinamentos e a manipulação de soluções nutritivas, em terapias nutricionais enteral e parenteral.

Já a área de Educação e Assessoria era dedicada ao desenvolvimento e distribuição de materiais educativos e à realização de cursos para a atualização dos profissionais da saúde.

Com o seu crescimento, foi criada a NutroClínica Cursos à Distância (NCD), em 2005. Nesse mesmo ano, foi feita uma pesquisa de mercado para identificar as necessidades do público relacionadas aos cursos online.

O levantamento apontou a área de avaliação e diagnóstico em nutrição como uma grande demanda do mercado. A partir daí, foram feitos os primeiros testes de plataforma e conteúdo, que viabilizassem um curso de extensão na área.

Depois de anos de muito estudo e análise, foi lançado o primeiro curso online “Avaliação do Estado Nutricional e Diagnóstico”, em maio de 2007.

Com o sucesso do curso e o aumento da demanda, em janeiro de 2008 a NCD se transformou no Instituto Cristina Martins de Educação e Pesquisa em Saúde.

Plataforma de ensino à distância

O Instituto Cristina Martins opera totalmente online, no sistema de Educação à Distância (EAD). Essa modalidade foi a escolhida por ser comprovadamente eficaz, proporcionando mais comodidade e praticidade aos alunos.

Eles podem fazer o curso no conforto de suas casas ou consultórios, de qualquer lugar do mundo.

Para o acompanhamento do aprendizado, é utilizado o sistema mais completo e recomendado a nível mundial, a plataforma Moodle.

Por meio dela, os conteúdos são atualizados constantemente, e a interface é customizada para as necessidades do instituto, oferecendo a melhor experiência para os usuários.

Depois de matriculado em um dos cursos, o aluno é orientado a criar um nome de usuário e senha para o acesso. Na página inicial, ele pode acessar os vários itens do curso, como a programação, o material didático exclusivo e todas as atividades.

Nesse sistema, o aluno também poderá acompanhar o seu desempenho, inclusive suas avaliações e notas.

 A metodologia do Instituto Cristina Martins

Os cursos do Instituto Cristina Martins funcionam principalmente no modo assíncrono. Ou seja, não há necessidade que os alunos participem simultaneamente.

Dessa forma, as atividades podem ser realizadas quando e onde cada um desejar.

A estrutura curricular da metodologia é formada por módulos e unidades. Assim, favorece o aprendizado gradual, segundo a própria evolução de cada aluno.

Em caso de dúvidas, podem ser enviadas perguntas para os professores e especialistas por meio do e-mail ou whatsapp, além dos fóruns ativos nas disciplinas, com a utilização de diferentes ferramentas tecnológicas.

Também são promovidos ao longo do curso:

  • debates de temas atuais;
  • estudos dirigidos de textos técnicos;
  • discussões em chats;
  • estudos de caso;
  • simulações e práticas de cálculos;
  • revisão e análise crítica de artigos científicos; entre outros.

Em seguida, são realizadas avaliações dos alunos, que são essenciais para o aprendizado. Essas avaliações utilizam mecanismos que facilitam a reflexão sobre os temas apresentados, sendo aplicadas de acordo com a prática profissional.

Os cursos também são avaliados pelo aluno, com o objetivo de promover a melhoria constante do conteúdo e da metodologia.

Para ser considerado aprovado, o aluno deve realizar todas as atividades obrigatórias, além de ter uma nota final mínima de 7 pontos, em uma escala de 0 a 10.

Essas notas são individuais para cada unidade, de modo que não é feita uma média de todas as unidades. Ao final, é emitido o certificado.

Como forma de auxiliar o aprendizado e dar total suporte ao aluno, os cursos do Instituto Cristina Martins contam com um tutor, que é um especialista com competência técnica, conceitual e pedagógica para acompanhar o aluno, esclarecendo dúvidas, aprofundando questões e ajudando a desenvolver habilidades.

Também há o acompanhamento por um monitor, focado na melhoria do desempenho dos alunos, incentivando a troca de conhecimentos entre eles e um aprendizado voltado para o alcance de resultados.

Na metodologia do Instituto Cristina Martins são enfatizadas a interlocução e a articulação profissional, com a socialização de experiências.

O aluno participa do estudo de textos técnico-científicos, com problematizações, simulações e todos os meios para a interação e a troca de informações.

Os principais diferenciais do curso são:

  • conteúdos desenvolvidos por especialistas;
  • uso de ferramentas que possibilitam a autoaprendizagem;
  • metodologia que permite um aprendizado sólido, dinâmico e objetivo;
  • tutoria especializada, que promove discussões técnicas e responde às dúvidas dos alunos;
  • Monitoria pedagógica individualizada, que motiva a participação do aluno e incentiva a interação entre os participantes.

O fato é que a metodologia do Instituto Cristina Martins foi desenvolvida para se orientar por resultados.

O aluno é sempre incentivado a ser o agente ativo de seu aprendizado, por meio da experimentação de situações reais vivenciadas no mercado.

Dessa forma, o profissional é preparado para uma atuação mais segura, contando com os conhecimentos e as experiências necessárias para um atendimento de excelência aos seus clientes.

Gostou de conhecer a metodologia do Instituto Cristina Martins? Gostaria de fazer um dos nossos cursos?

Então, acesse nosso site e faça sua matrícula agora mesmo!

Comentar