O mercado de trabalho para o recém-formado é um grande desafio.
Entre tantos cursos de especialização e profissionais qualificados na área, como fortalecer a sua marca e imagem profissional para atrair mais clientes e conseguir alavancar sua carreira?
O marketing de relacionamento na nutrição surge como uma forma de proporcionar esse crescimento.
Cada vez mais, as estratégias de marketing, sobretudo o de relacionamento, são necessárias para potencializar os resultados que você e o seu consultório já têm.
Com isso, você consegue construir e fortalecer a sua marca em um mercado concorrido, fidelizar clientes e divulgar sua autoridade de forma orgânica e processual.
Ficou curioso? Neste artigo, separamos as principais informações para você sobre a aplicação do marketing de relacionamento na nutrição e quais são seus principais benefícios para sua clínica. Confira!
O que é marketing de relacionamento?
Com certeza, você tem uma marca que afeta a sua vida, não é mesmo?
Desde propagandas até o relacionamento pessoal, ela consegue captar a sua atenção e converter o seu desejo em um consumo ativo.
Esse processo de aproximação com o cliente acontece muito no universo organizacional e precisa ser implementado no seu consultório para fazê-lo crescer.
E é com isso que o marketing de relacionamento trabalha: aproximar o cliente do profissional, fortalecendo seus vínculos, estimulando os desejos e necessidades e garantindo que a compra seja efetuada.
Dessa forma, ele nada mais é do que um conjunto cheio de estratégias de marketing para viabilizar a fidelização de clientes, assim como o seu posicionamento de marca e, por consequência, o aumento de clientes no seu consultório.
O intuito do marketing de relacionamento vai muito além de criar uma breve relação entre o seu cliente e você, abarcando o desenvolvimento de um vínculo forte e resistente por meio dos diferenciais que você apresenta para ele, criando a divulgação boca a boca.
Como funciona o marketing de relacionamento na nutrição?
A aplicabilidade do marketing de relacionamento é alta, já que existem diversas formas de utilizá-lo no seu trabalho.
Por exemplo, você pode investir em estratégias de mídia social e e-mail marketing para aumentar o fluxo de clientes no seu consultório.
E mais: é possível trabalhar com marketing de conteúdo, publicando artigos, vídeos, artes, infográficos e e-books com assuntos ricos para estimular o interesse dos seus seguidores e torná-los clientes fiéis.
Embora existam diversas formas de trabalhar com o relacionamento com clientes, o mais importante para essa estratégia é conhecer a sua audiência, identificando seus objetivos, desejos, dores e angústias para aproximá-lo do seu trabalho e fornecer um serviço voltado para a sua real necessidade.
Por que utilizá-lo?
Com o mercado cada vez mais competitivo, encontrar alguma forma de se destacar só traz benefícios para a sua vida profissional.
Afinal, ao consolidar a sua marca e criar visibilidade, você consegue atrair mais clientes e se tornar uma referência no mercado.
A seguir, você pode analisar as principais vantagens de investir nessa estratégia. Confira!
Fideliza clientes
Um dos principais objetivos dos profissionais autônomos é a fidelização de clientes. Afinal, com consultas fixas e retornos agendados, a renda se torna mais estável, garantindo maior rentabilidade no final do mês.
Com o marketing de relacionamento, você consegue captar clientes que acreditam e confiam no seu trabalho e, assim, começam a atuar como defensores da sua marca, comentando com seus amigos e familiares sobre o seu trabalho.
Por consequência, você atrai mais pessoas para conhecer a sua profissão.
Com clientes fiéis, você consegue captar seus dados, para facilitar a comunicação e desenvolver diferentes estratégias de marketing, estimulando a compra dos seus serviços.
Fortalece a marca
Ao longo do artigo, você deve ter percebido que essa estratégia fortalece a sua marca.
Isso acontece não só pela divulgação boca a boca, mas também pelas técnicas e ferramentas que você aplica para aprimorar a qualidade do seu trabalho.
Em outras palavras, ao investir no marketing de conteúdo, formas diferenciadas de atendimento, comunicação ativa nas mídias sociais e e-mail marketing, você consegue aumentar o seu alcance profissional, bem como estabelecer uma identidade visual atrativa para consolidar a sua imagem na memória dos seus seguidores.
Humaniza os atendimentos
Atualmente, cada vez mais pessoas procuram atendimentos humanizados e profissionais que trabalham de forma holística, analisando seus clientes de maneira integrada, dentro dos seus sistemas relacionais.
O marketing de relacionamento permite uma aproximação entre o nutricionista e o cliente, fazendo com que o atendimento seja personalizado e específico para os desejos singulares do cliente.
Vamos pensar juntos: um vínculo entre nutricionista e cliente não passa de um relacionamento, que precisa ser aprimorado e olhado com cuidado para que a pessoa se sinta confortável, permitindo um trabalho saudável, completo e produtivo.
Cria autoridade no mercado
Por fim, o marketing de relacionamento na nutrição facilita a consolidação da sua autoridade no mercado.
Mas, afinal, o que isso quer dizer?
Quando você se torna influente no seu ramo, conquistando novos clientes, mais pessoas procuram o seu trabalho em função da qualidade que você apresenta, estabelecendo-se como referência na área.
Para que isso seja possível, é fundamental investir nas estratégias que citamos anteriormente: mídias sociais e canais de comunicação.
Por meio delas, você divulga um conteúdo de qualidade que transmite para o futuro cliente o alto conhecimento que você tem sobre os temas nutricionais.
Como implementá-lo no consultório?
Agora que você já sabe o que é marketing de relacionamento e por que ele é tão importante para garantir crescimento profissional, está na hora de entender como implementá-lo no seu consultório.
Vamos lá?
Defina a sua audiência
No início deste artigo, comentamos sobre a importância de conhecer a sua audiência, você se lembra?
Quando oferecemos algum serviço, é imprescindível conhecer para quem você está divulgando, o que esse indivíduo quer e quais são os seus objetivos.
Afinal, como oferecer algo para alguém se você nem conhece seus desejos?
Identificar o seu público-alvo e desenvolver quem é o cliente ideal aprimora as suas estratégias de marketing.
Por exemplo:
Se você opta por investir na publicação de conteúdos digitais, é possível utilizar as dores da sua audiência para montar um artigo ou vídeo sobre o tema, trazendo soluções para seus desafios.
Assim, a autoridade é gerada, a sua marca é fortalecida e você se aproxima do cliente, fazendo com que ele note a diferença no seu serviço e considere a compra.
Invista em ferramentas de marketing
O marketing de relacionamento trabalha em cima da aproximação entre os dois atores da cena: o público e o profissional.
Para que isso seja eficiente, é preciso investir em ferramentas que permitam essa aproximação, como:
- comunicação ativa e frequente nas mídias sociais;
- oferecer conteúdos relevantes e ricos que são de interesse da sua audiência;
- investir em elementos de identidade visual para demarcar o seu espaço no mercado de trabalho e consolidar a sua marca na memória dos clientes;
- oferecer bônus, descontos e promoções especiais para clientes fiéis;
- realizar ações pós-venda, fazendo pesquisas de satisfação em relação às suas consultas e analisando as opiniões de cada um.
O marketing de relacionamento na nutrição permite um grande desenvolvimento profissional, abrindo espaço para o seu consultório no mercado.
Lembre-se de investir em estratégias eficientes para garantir todos os benefícios que essa metodologia traz.
E então, gostou do nosso artigo? Aproveite para aprofundar a sua leitura e conhecer os melhores passos para criar um plano de marketing eficiente para a sua profissão!