fbpx
Lesão em atletas

Lesão em atletas: como a nutrição pode evitá-la?

Praticar atividades físicas é uma excelente forma de melhorar sua saúde e qualidade de vida. É por isso que atletas são sempre bons exemplos de bem-estar físico.

Porém, devido à intensidade da sua prática, a ocorrência de lesão em atletas é algo bem mais comum, o que aumenta a necessidade de se prevenir contra elas, assim como facilitar sua recuperação.

Algo que muitos não sabem é que a própria nutrição tem um papel bastante relevante nesse ponto.

A qualidade da alimentação de um atleta diz respeito não só à sua performance, mas também à sua capacidade de lidar com lesões e minimizar seu impacto em sua carreira.

Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre o papel do nutricionista na prevenção de lesão em atletas e como isso é feito. Acompanhe.

Por que a nutrição é importante na prevenção de lesões?

O corpo humano depende da alimentação para manter todas as suas funções.

Além de extrair energia dos alimentos, também é assim que ele encontra componentes para sintetizar novas células, o que inclui a construção de músculos e o fortalecimento de tecidos.

Por isso é importante ter uma dieta balanceada. O mesmo vale para a recuperação e prevenção de lesões.

Quando um atleta distende um músculo, por exemplo, seu corpo precisa de proteínas para poder recuperar as células e “remendar” a parte lesionada.

O mesmo vale para os ossos. Se estes forem bem fortes graças à alimentação, será mais difícil fraturá-los.

Como usar a nutrição contribui para evitar lesão em atletas?

Não é difícil entender por que o trabalho do nutricionista é importante na prevenção e recuperação de lesões. Mas, o que exatamente pode ser feito?

Veja aqui alguns exemplos.

Quantidade saudável de nutrientes

O corpo humano tem uma quantidade de vitaminas, minerais e outros componentes que devem ser adquiridos diariamente, independentemente do nível de atividade física.

Mesmo para atletas, essa costuma ser a base para o planejamento nutricional.

Dieta adequada ao tipo de atividade física

Ao elaborar um regime para um atleta, o nutricionista deve levar em conta quanta energia ele consome, quais partes do corpo estarão sob maior pressão e o que elas vão precisar para funcionar corretamente.

Diferentes atividades físicas exigem diferentes preparos nutricionais.

Incluir sabor junto à nutrição

Outra coisa a levar em conta é que, para garantir a prevenção de lesão em atletas, estes devem cumprir voluntariamente as exigências do médico.

Uma forma que os nutricionistas têm de fazer isso é mesclar alimentos com mais sabor em dietas com boa nutrição, levando em conta conhecimentos em gastronomia.

Suplementos com recomendação médica

Por fim, mas não menos importante, alguns atletas utilizam suplementos alimentares para potencializar sua performance de treinamento.

Porém, para que esses nutrientes sejam otimizados e não causem prejuízo à sua saúde, é necessário que um nutricionista profissional avalie o caso e determine o melhor suplemento a ser utilizado para nutrir os ossos e evitar lesões.

Agora você entende melhor a importância da nutrição para prevenir lesão em atletas.

Lembre-se: para lidar com atividades físicas intensas, é fundamental ter uma alimentação balanceada e adequada ao seu contexto.

Quer aprender mais sobre como maximizar sua performance atlética?

Então, veja um pouco sobre intervenção em nutrição desportiva e saiba como isso pode ajudar.

nutrição EAD