A gestão de clientes é uma prática destinada a melhorar a relação com os clientes. Mas para que isso aconteça, é preciso focar em estratégias que oferecem soluções personalizadas.
Saber como fazer uma boa gestão, pode aumentar a carta de clientes. Portanto, é importante ficar atendo com a concorrência!
Qualquer tipo de empresa precisa lidar com a concorrência. Na área da saúde, principalmente, um simples descuido pode afastar as pessoas do seu negócio.
Para evitar que isso aconteça no seu consultório de nutrição, é fundamental elaborar um plano de gestão de clientes.
O fato é que os clientes são atraídos por um atendimento de qualidade e por um bom relacionamento com o nutricionista. E isso pode ser alcançado por meio de algumas medidas simples.
Não sabe o que fazer?
Continue a leitura e descubra as 5 melhores práticas de gestão de clientes em nutrição. Acompanhe!
1. Organize o seu consultório
Para começar, é importante avaliar bem como anda o seu consultório. Veja o que precisa ser mudado no ambiente, nos processos e no comportamento dos colaboradores.
Afinal, a experiência do cliente começa assim que ele entra na sala de espera. Se ele não for bem recebido, com rapidez, agilidade e presteza, pode ser que não volte ao consultório, mesmo que a parte técnica da consulta tenha sido satisfatória.
2. Saiba controlar a sua agenda
A agenda pode ser a sua grande aliada na gestão de clientes. Portanto, use-a a seu favor. Mas, se ela não for bem organizada, você pode pôr tudo a perder.
O problema é que muitos nutricionistas tentam encaixar o máximo de consultas em seus horários, o que só prejudica o atendimento e a rotina do consultório.
Assim, estabeleça um tempo médio para cada consulta e deixe um intervalo de cerca de 5 a 10 minutos entre cada uma.
Para ajudar, você pode contar com um software que organiza os horários de forma automática e oferece mais comodidade aos clientes, facilitando agendamentos e cancelamentos.
3. Foque na pontualidade do atendimento
Da mesma forma, não adianta ter uma agenda bem organizada se você não for pontual. É preciso chegar com antecedência para receber os clientes, pois, ao atrasar apenas em uma consulta, você já compromete todas as demais.
Desta forma, adote uma agenda pessoal sincronizada com os atendimentos do consultório. Você vai conseguir conciliar melhor os outros compromissos com o seu trabalho, construindo uma melhor gestão de clientes.
4. Faça um atendimento personalizado
Nenhuma prática terá efeito se o atendimento não responder às expectativas do cliente.
E ele espera que suas necessidades sejam satisfeitas de maneira pessoal, com soluções práticas para o dia a dia, de acordo com suas condições físicas, financeiras e a disponibilidade para adotar uma dieta, por exemplo.
Por isso, é muito importante conhecer bem cada um dos seus clientes, saber ouvi-los e procurar oferecer um atendimento humanizado e personalizado.
Converse bastante, principalmente na primeira consulta, faça perguntas e responda a todas as dúvidas com muita paciência.
5. Crie diversos canais de comunicação
Ao sair do seu consultório, o cliente precisa ter a sensação de que realmente pode contar com você.
Mas saiba que um bom relacionamento não é construído do dia para a noite e depende de muita confiança.
Assim, ofereça diferentes canais para que ele tire dúvidas, em que você possa enviar dicas e orientações.
Podem ser usados e-mail, telefone ou, até mesmo, o chat das redes sociais e o Whatsapp.
Enfim, uma boa gestão de clientes demanda muita organização e disciplina.
Mas, acima de tudo, depende do entendimento de que eles devem ser sempre priorizados, pois são fundamentais para o seu trabalho e para a própria existência do seu negócio.
Gostou de saber como fazer a gestão de clientes do seu consultório?
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