fbpx

Consulta de nutricionista: você sabe como torná-la mais produtiva?

A forma como a consulta de nutricionista é conduzida influencia diretamente em seu aproveitamento. Sendo assim, é muito importante que o profissional saiba como fazer isso para conseguir transformar o momento em algo produtivo para ambas as partes.

De fato, esse é um grande desafio, afinal, é essencial manter o profissionalismo e a ética — mas, ao mesmo tempo, é fundamental que haja empatia, preparação, comunicação e uma boa relação com o cliente. Tudo isso pode ser difícil mesmo após certo tempo de prática, mas com algumas mudanças é possível alcançar esses objetivos.

Quer saber o que você pode fazer para melhorar os seus atendimentos? Neste post você confere algumas dicas sobre como conduzir as suas consultas para que elas sejam ainda mais proveitosas. Continue lendo!

Entenda como tornar as consultas mais produtivas

Nem sempre é assim tão simples lembrar de tudo e ainda conseguir fazer com que o trabalho seja conduzido em um bom ritmo e por um caminho adequado. E não é só isso: após algumas horas de trabalho a mente pode estar cansada e não tão mais eficaz para alcançar o objetivo de cada um dos clientes.

Sendo assim, existem alguns truques úteis e muito utilizados pela maioria dos nutricionistas para garantir uma consulta exemplar e muito mais vantajosa para ambos. Entenda mais a seguir!

Elabore um roteiro de perguntas

Ao contrário do que muitos esperam, nem sempre o seu cliente se lembra de tudo aquilo que ele precisa ou pretende dizer, então, você deve estar preparado para não deixar nenhum detalhe para trás. Ademais, mesmo você como profissional pode acabar se esquecendo de abordar alguma questão importante para o seu trabalho.

Nesse sentido, é interessante saber se o seu cliente pratica alguma atividade física, qual é a sua pretensão com as consultas, quais resultados espera, se tem alguma restrição alimentar, se não consegue deixar de comer algum alimento, entre outros.

Portanto, elaborar um roteiro de perguntas para sua consulta de nutricionista é essencial para manter o foco. Para isso, analise com calma seu trabalho a fim de entender o que é indispensável saber durante as consultas.

Informe-se sobre o cliente antes da consulta

Conhecer o seu cliente antes da consulta é essencial para que você saiba qual é o melhor tipo de abordagem. Isso porque as consultas com um atleta, uma pessoa idosa, uma criança ou alguém que deseja emagrecer são completamente diferentes.

Então, se informar sobre o perfil do cliente é importante para que você possa preparar a sua consulta e adotar a postura ideal para lidar com o caso dessa pessoa. Por isso, não deixe de pedir ao cliente algumas informações básicas e resumidas como idade, gênero e qual o objetivo de ir a um nutricionista.

Ao fazer isso você não perde tempo de consulta para se organizar e se prepara para a situação da pessoa. Além disso, a consulta é mais bem aproveitada e pode obter melhores resultados.

Aplique o Processo de Cuidado em Nutrição

A padronização Internacional do Processo de Cuidado em Nutrição, proposta pela Academy of Nutrition and Dietetics, é fundamental para que o nutricionista possa guiar a sua intervenção, além de avaliar e documentar os resultados de cada um dos clientes.

Existem diversos tipos de diagnósticos em nutrição que podem ser emitidos por nutricionistas, e eles diferem daqueles utilizados na área médica. É essencial conhecê-los e sistematizar o atendimento para que seja possível realizar abordagens mais eficazes, melhorar a comunicação com o cliente e também com os demais profissionais de saúde possam estar acompanhando o caso.

Ademais, conhecer a padronização internacional facilita, também, comunicação e interação com os demais profissionais da área, tanto a nível nacional como internacional. Tudo isso enriquece o seu trabalho, gerando maior credibilidade para você.

Explore a tecnologia

Os recursos tecnológicos também são grandes aliados para que você possa aproveitar melhor o tempo da sua consulta de nutricionista. Por exemplo, computadores são excelentes para consultar informações, imprimir formulários e outras atividades.

Mas não é só isso! Existem softwares e apps que auxiliam tanto a gerenciar o consultório de um modo geral quanto a facilitar a condução das consultas e a executar suas atividades básicas.

Com eles você obtém planos alimentares, realiza uma avaliação completa, faz cálculos, desenvolve gráficos e relatórios, e ainda compartilha receitas e informações de forma mais versátil e rápida com o seu cliente.

Conduza a consulta adequadamente

A perda de foco dos assuntos de fato importantes na consulta de nutricionista é algo que não pode acontecer. Você deve saber como conduzir o diálogo para que o cliente não se alongue demais em assuntos inválidos para o momento.

Conhecer o perfil do cliente antecipadamente pode ajudar com isso, bem como se policiar para manter o foco nas perguntas elaboradas com antecedência. Dessa maneira, o tempo é melhor aproveitado, você conhece mais profundamente a pessoa e entende o que ela precisa para alcançar bons resultados.

Tenha um roteiro de consulta

Além de saber conduzir a consulta adequadamente, também é desejável ter um roteiro para seguir. Isso é importante porque, ao começar pelo que é mais favorável, você evita ter que retomar assuntos anteriores.

Ao fazer isso, você também garante que a consulta seja mais organizada, bem conduzida e padronizada, mesmo para diferentes públicos. Isso significa que as suas consultas ainda serão individualizadas, contudo, seguirão um padrão que deve contribuir para o bom aproveitamento delas.

Mantenha o ambiente organizado e higienizado

Ter uma lacuna de tempo entre uma consulta e outra pode até reduzir o tempo de atendimento para cada cliente, entretanto, é uma prática que potencializa o proveito desse momento sem que você fique perdido.

Para conseguir isso é preciso aproveitar esses minutinhos de intervalo (10 são o suficiente) para preparar o consultório para o atendimento seguinte. Isso significa organizar o lugar, manter a limpeza e deixar separado todos os equipamentos que você pretende utilizar na consulta com o cliente — e é aí que entra as informações colhidas previamente.

Conheça os benefícios de tornar a consulta de nutricionista mais produtiva

Ser capaz de fornecer uma consulta produtiva para os seus clientes só traz benefícios para ambos. A pessoa sai satisfeita do consultório, tende a voltar caso seja necessário, sente que o dinheiro foi bem investido, indica o seu trabalho para outras pessoas que precisem consultar um nutricionista, entre outros.

Ademais, você fica mais seguro, desempenha um serviço eficiente, tem um dia de trabalho mais tranquilo e produtivo, consegue criar um bom nome no mercado e, consequentemente, garante o impulso que precisa para alavancar sua carreira de vez!

O aproveitamento do tempo durante as consultas de nutricionista é fundamental para oferecer um atendimento completo, atender a mais clientes, ser mais produtivo e ter um negócio bem-sucedido. Por isso, faça um bom planejamento e otimize os processos para que possa alcançar melhores resultados.

Gostou de saber mais sobre esse tema? Então não deixe de conferir também sobre o atendimento ao cliente e a importância de manter os cadastros sempre atualizados!

Comentar