fbpx
Telessaúde

Entenda o que é Telessaúde e o que ela abrange

Última atualização em

O que é Telessaúde? Essa é uma dúvida recorrente de quem trabalha na área de saúde. Telessaúde consiste em um sistema de prestação de serviços de saúde a distância que utiliza tecnologias da informação e comunicação, via computador ou aplicativos, por exemplo. É uma vertente da Telemedicina e apresenta uma nova forma de organizar os processos de saúde.

No Brasil, esse sistema é regulamentado pelo governo e é voltado para melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS). São vários os serviços oferecidos, que abrangem todo o território nacional.

Quer saber mais detalhes? Acompanhe este artigo e descubra como o programa funciona, quais são os serviços disponibilizados e como participar. Confira!

Como funciona a Telessaúde no Brasil?

O sistema de Telessaúde é regulamentado pelo Ministério da Saúde desde o ano de 2017. Ele atende pelo nome de Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes e conta com diversas ações em núcleos estaduais, intermunicipais e regionais. Nesses locais, são desenvolvidos serviços específicos para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa otimiza o tempo de atendimento e diagnóstico além de ter o objetivo de reduzir custos e o tempo de deslocamentos. Sem contar que facilita a consulta de informações a profissionais de saúde que moram em locais de difícil acesso. O programa já beneficiou aproximadamente 10 milhões de usuários do SUS.

Quais são os serviços de Telessaúde?

A Telemedicina é uma área em grande desenvolvimento. A cada dia são incorporadas novas tecnologias para agilizar o trabalho de profissionais que atuam na área de saúde. Aproveitando essas inovações, a Telessaúde tem várias frentes de serviços.

Teleconsultoria

Trata-se de um serviço no qual é possível esclarecer dúvidas sobre ações de saúde e procedimentos clínicos. Para isso, basta enviar a dúvida para um especialista do núcleo de saúde. Essa comunicação pode ser feita via webconferência, videoconferência, chat ou telefone. Tudo isso de maneira imediata.

Existe outra opção de comunicação: a chamada assíncrona. Ela acontece nos casos em que a questão é enviada quando o sistema não está conectado à internet. As respostas para essas mensagens serão recebidas em até 72 horas.

Telediagnóstico

Esse serviço vem ajudar principalmente aqueles que moram em municípios muitos distantes dos centros de saúde. A proposta é ampliar a oferta e o acesso aos laudos a distância. Para que isso funcione, uma equipe treinada de profissionais de saúde realiza os exames de apoio ao diagnóstico de doenças e lesões.

Em seguida, essas informações são digitalizadas pela unidade de saúde. Assim, elas estarão disponíveis para serem compartilhados por meio de uma plataforma nacional de telediagnóstico. Nela, um especialista do núcleo de Telessaúde analisa e faz a interpretação dos dados para produzir um laudo a distância.

Teleducação

Atividades educacionais à distância também fazem parte dos serviços de Telessaúde. Por meio da teleducação, é possível ter acesso a cursos, aulas, palestras e fóruns de discussão com informações atualizadas sobre a política e os procedimentos de saúde. Assim, esses conteúdos podem ser divulgados nas unidades do SUS.

Segunda opinião formativa

Muitas vezes, é comum buscar ajuda mais especializada para solucionar determinada dúvida sobre algum procedimento ou questão clínica. Para resolver isso, a Telessaúde oferece o serviço de segunda opinião formativa. Por meio dele, há a possibilidade de acessar uma resposta sistematizada em revisões bibliográficas e evidências científicas.

Como participar da Telessaúde?

O Programa Telessaúde Brasil Redes é regido pela Portaria MS nº 2.546/11, a qual permite parceiras público-privadas. Por exemplo, é possível oferecer serviços em laudos a distância. Para isso, os interessados devem contar com a infraestrutura adequada.

Isso requer computadores com softwares atualizados, plataformas de acordo com as regras do Ministério da Saúde e profissionais qualificados. Para outras exigências, é preciso entrar em contato com esse órgão.

Essas foram algumas informações sobre o que é Telessaúde. Para se preparar para adaptações tecnológicas, é sempre importante melhorar a gestão da clínica. Porque esse processo permite definir uma meta palpável, realizar uma gestão financeira de qualidade, entre outras vantagens que deixam a clínica preparada para mudanças.

Quer saber mais novidades para a gestão da sua clínica? Curta a nossa página no Facebook.

Comentar