Empreendedorismo em nutrição: 9 passos que você deve seguir

Com o aumento da competitividade em diferentes áreas do mercado, cada vez mais se fala da necessidade de empreender.

No entanto, assim como em outras profissões, o empreendedorismo em Nutrição depende de muito planejamento, força de vontade, conhecimento e sabedoria para investir da melhor maneira.

A verdade é que nem a faculdade e nem o mercado de trabalho prepara os nutricionistas para serem donos do próprio negócio.

Por isso, muitos profissionais acabam não conseguindo seguir com seus empreendimentos.

Caso você tenha o sonho de empreender, não desanime. Pesquise e se informe bastante, pois a preparação é fundamental.

Para começar, continue a leitura do texto e confira estes 9 passos básicos para o empreendedorismo em Nutrição.

Acompanhe!

1. Faça um estudo do mercado

Boa parte dos negócios dão errado porque os empresários resolvem entrar em um mercado sem conhecê-lo a fundo.

Ainda que se tenha capital suficiente e experiência na área, não adianta investir sem antes estudar o comportamento e as preferências dos consumidores, bem como de que forma anda a concorrência.

Para conhecer o mercado, pode-se fazer uma pesquisa, tanto com a ajuda de uma consultoria especializada quanto por meio de um formulário eletrônico divulgado na internet.

O mais importante é saber dialogar com o público e fazer as perguntas certas.

Além disso, vale consultar todo tipo de material, de livros a sites de notícia, para saber mais sobre o funcionamento do setor e experiências anteriores de empresas concorrentes.

2. Defina metas e objetivos

Assim como em outras áreas, o empreendedorismo em Nutrição depende de metas e objetivos bem claros. Afinal, por que abrir um negócio sem saber o que se deseja alcançar com ele, não é mesmo?

Os objetivos são importantes para nortear o seu trabalho, tendo em vista os diferentes caminhos que você pode seguir na gestão de um negócio.

Já as metas são necessárias para saber se os objetivos estão sendo atingidos.

Para tanto, crie um programa bem detalhado, com um passo a passo do que será feito. Tanto as metas quanto os objetivos precisam ser bem específicos.

Também não tenha medo de se arriscar, pois eles podem ser ajustados no futuro, devendo servir para nortear as suas ações, e não limitá-las.

3. Trace um plano de carreira

Se você trabalha como funcionário, no serviço público ou privado, certamente pretende ter um plano de carreira. Quando se é empreendedor, algo semelhante pode ocorrer, com a diferença de ser você mesmo o responsável por criá-lo.

Ter um plano de carreira, diferentemente das metas e objetivos que estão ligados à sua empresa, está relacionado ao seu próprio caminho como empreendedor.

De fato, poucas pessoas que começam o negócio pensam nisso, mas é bom entender como será o seu futuro.

Por exemplo, se você começou sozinho, deseja ter sócios no futuro? Qual seria seu papel na organização conforme a empresa for crescendo?

4. Escolha uma área de atuação

Esse, inclusive, pode ser um dos passos mais simples, desde que você tenha acompanhado as principais transformações ocorridas recentemente no mercado.

A tendência na Nutrição é por uma segmentação cada vez maior, já que as pessoas têm objetivos e necessidades nutricionais muito diferentes.

Portanto, para empreender na Nutrição, é interessante focar em uma área, a chamada segmentação de mercado.

Ou seja, escolha, por exemplo, entre alimentação vegana, nutrição esportiva, nutrição geriátrica, entre outras. Quer outras dicas? Confira, então, mais duas fortes tendências no mercado.

Nutrição para longevidade saudável

Mais do que nunca, as pessoas buscam formas de chegar na terceira idade com o corpo e mente equilibrados, mantendo, de forma geral, o bem-estar.

Elas, nesse sentido, já perceberam a importância de mesclar a prática de atividades físicas a uma alimentação balanceada.

Não à toa, a área de nutrição para longevidade saudável tem se destacado, uma vez que o alimentação tem papel vital quando o assunto é envelhecer com saúde.

Contudo, ainda são poucos os profissionais nesse segmento. Que tal, então, ser pioneiro na sua região e apostar em uma especialização na área? O retorno será gratificante.

Nutrição para dietas restritivas

Não são raros os casos de pessoas que precisam de uma dieta exclusiva devido à intolerância ou à alergia a algum alimento, certo? E — adivinhe só — é difícil encontrar profissionais da nutrição focados nesse público.

Por isso, vale a pena pensar na possibilidade de especializar-se na área de nutrição para dietas restritivas.

Caso pretenda levar a ideia adiante, lembre-se de criar dietas que sejam funcionais, nutritivas e, claro, saborosas, garantindo assim o sucesso do seu negócio.

5. Capacite-se constantemente

O fato de você se tornar o dono do próprio negócio não significa que não deva procurar capacitação e se atualizar constantemente.

Portanto, com as transformações contínuas do mercado, é preciso buscar sempre novas formas e conhecimentos necessários para inovar-se.

Dessa forma, aproveite todas as oportunidades de capacitação. Faça uma pós-graduação, uma especialização ou um curso de curta duração.

Além disso, leia bastante sobre as novidades e oscilações do mercado e acompanhe os possíveis impactos e transformações que eles podem implicar no seu negócio.

6. Tenha noções de gestão

Por falar em capacitação, você pode pensar em fazer um curso de gestão de negócios. O empreendedorismo em Nutrição depende de muito conhecimento específico em administração.

E infelizmente, no geral, as faculdades de Nutrição não preparam os profissionais para se tornarem gestores.

A falta de preparo pode prejudicar bastante o negócio no longo prazo. Daí a necessidade de fazer um curso na área administrativa.

Caso esteja sem tempo, faça cursos menores, como os ministrados pelo Sebrae. O mais importante é tentar capacitar-se sempre.

Aproveite também para ler revistas e livros especializados, siga alguns blogs e redes sociais porque, nessa hora, toda ajuda é bem-vinda.

7. Invista em tecnologia

Entre as tarefas administrativas e o atendimento aos clientes, pode ser complicado administrar a sua rotina, sobretudo se você está abrindo um negócio sozinho.

Mas não é por isso que você não pode contar com ajuda.

Caso não possa pagar um assistente, invista em algumas ferramentas tecnológicas.

Por exemplo, um software de gestão integrada pode ajudar no controle de pagamento e recebimento de contas, entre outras obrigações.

Utilize, ainda, aplicativos para controlar a sua agenda e, até mesmo, uma secretária eletrônica para fazer o agendamento e o cancelamento dos atendimentos.

8. Adote estratégias de marketing

Esta etapa também costuma ser negligenciada por muitos nutricionistas. Afinal, se você abre um negócio, é preciso atrair os clientes. A partir disso, as táticas de marketing podem ser eficazes.

O problema é que muita gente acha caro. No entanto, com as mídias digitais ficou bem mais simples, barato e efetivo divulgar o seu negócio.

Isso porque não é necessário investir tanto e as ações podem ser direcionadas para seus clientes em potencial.

Dessa forma, tenha um perfil no Facebook, LinkedIn, Instagram e em outras redes sociais, e use-as como grandes aliadas. Um blog com conteúdo relevante sobre a área também pode ser muito efetivo na atração e retenção de clientes.

9. Verifique os aspectos legais

É fundamental procurar entender melhor sobre as leis que regulamentam um negócio. Afinal, você não quer correr o risco de ter as portas fechadas devido a falhas operacionais e legislativas, certo?

Nesse sentido, é preciso colocar em prática uma série de ações, evitando assim a informalidade e multas desnecessárias. Confira o passo a passo para deixar tudo conforme as regras.

Contrate um contador

Acredite: é quase impossível iniciar um negócio sem o auxílio de um contador. Com expertise nos processos jurídicos, ele será responsável por organizar toda a documentação para dar validade legal ao seu negócio.

Além do mais, é função dele aconselhar sobre a forma jurídica mais adequada para a sua empresa.

Vale ressaltar que o contador pode acompanhar você no decorrer da sua carreira de empreendedor. Por isso, é importante escolher bem esse profissional, garantindo que haja uma parceria saudável e harmoniosa.

Realize uma consulta comercial

Por meio da consulta comercial, é possível verificar na prefeitura se existem regras específicas na sua cidade para o seu tipo de negócio.

Esse processo confere ainda se o local pretendido tem alguma restrição em relação à sua atividade.

Analise o nome e marca

Diferente da pessoa física, a pessoa jurídica não pode apresentar homonimia. O que isso quer dizer? É simples! A sua empresa não pode optar por um nome e grafia de firmas que já existem.

Por isso, faça uma busca no mercado, certificado-se de criar uma marca e elementos de design exclusivos, que serão capazes de destacar a sua empresa de nutrição.

Solicite o CNPJ na Receita Federal

Não há como abrir um negócio sem ter em mãos o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, que é mais conhecido como CNPJ. Mas não se preocupe, pois é fácil consegui-lo. Basta ir à Receita Federal e solicitar.

O cadastro garante que a sua clínica de nutrição seja reconhecida pelo Estado e seja devidamente registrada nos órgãos oficiais. Importante frisar que o CNPJ é item imprescindível para todas as empresas formais.

Tire o alvará de funcionamento

O alvará de funcionamento, como o próprio nome sugere, é o documento que autoriza o funcionamento da empresa no local escolhido.

Para garantir que tudo está em perfeita condição, há uma vistoria da vigilância sanitária antes.

O empreendedorismo em Nutrição não difere muito de outras áreas, no sentido de precisar de conhecimento e preparação.

No entanto, enquanto outros mercados estão em queda, o setor permanece em grande expansão. Por isso, é hora de saber aproveitar as oportunidades de inovar e ter sucesso.

Gostou de ler sobre empreendedorismo  e quer se inteirar ainda mais sobre o assunto?

Confira, então, nosso post que apresenta os equipamentos essenciais no seu consultório de nutrição.

Não se esqueça de deixar o seu comentário!

Deixe um comentário

Rolar para cima