fbpx
Empreendedorismo

Empreendedorismo e inovação na Nutrição: como fazer?

Última atualização em

Com o aumento da preocupação com a saúde e a qualidade de vida, a profissão de nutricionista tem ganhado cada vez mais destaque.

Isso também provocou o crescimento da competitividade entre os profissionais, destacando a importância de conceitos como empreendedorismo e inovação — antes relegados apenas a segmentos corporativos.

Muito mais do que ser competentes, os nutricionistas agora precisam aprender a lidar com o mercado e fazer a gestão adequada da sua carreira.

Nesse sentido, empreender deixou de ser um diferencial, tornando-se uma necessidade para quem deseja se destacar no mercado.

Mas você entende o que realmente significa ser um empreendedor na área?

Sabe mesmo como colocar uma ideia em prática?

Neste post, apresentamos os principais conceitos de empreendedorismo e inovação e como adotá-los no seu dia a dia como profissional de Nutrição.

Continue a leitura para saber mais!

O que é empreendedorismo e inovação?

Se você não tem formação ou especialização na área de administração, talvez não esteja tão familiarizado com essas palavras.

Ambas podem ter diversas interpretações, por isso focaremos naquela que seja mais pertinente para a área de Nutrição.

Assim, o empreendedorismo pode ser resumido no ato de ter ideias e tentar colocá-las em prática.

Ou seja, é a vontade de crescer a partir de algo novo, inexplorado, ter a iniciativa de abrir e expandir novos negócios.

Porém, uma característica fundamental para qualquer empreendedor é a sua capacidade de inovar.

Isso porque a inovação está relacionada, justamente, ao fato de se colocar em prática novas ideias que criem ou modifiquem um objeto ou situação.

Como você deve ter percebido, empreendedorismo e inovação estão mesmo inter-relacionados, sendo até mesmo dependentes.

É impossível empreender sem inovar e vice-versa.

Qual a importância para a área de Nutrição?

Já falamos sobre a necessidade de empreender para enfrentar a competição do mercado.

Com o crescimento no número de profissionais, é preciso não apenas fazer uma área de especialização, como tentar se desenvolver e encontrar novas áreas que ainda não foram exploradas economicamente.

No entanto, a importância de ser um empreendedor em Nutrição vai muito além.

Trata-se da capacidade de buscar soluções para as diferentes demandas do público, que cada vez mais exige produtos e serviços diversificados e altamente especializados.

Por exemplo, com a expansão do veganismo e de hábitos alimentares mais saudáveis, também houve o aumento da necessidade de produtos, serviços e estabelecimentos voltados para esse público específico.

Logo, empreender e inovar na área de Nutrição é importante para os nutricionistas, mas principalmente, para os clientes, que são beneficiados pela satisfação de suas necessidades.

Como é possível colocar em prática?

Para um nutricionista, pode não ser tão simples assim empreender, visto que é preciso saber lidar com alguns conhecimentos que nem sempre fazem parte do universo dele.

Se você não tem essa habilidade natural ou ainda não fez uma especialização na área, confira nossas dicas de como começar a incluir empreendedorismo e inovação na sua rotina profissional.

Invista em cursos de qualificação

Para começar, destacamos a importância de buscar uma formação específica na área.

Existem diversas especializações e cursos de atualização de curta duração que podem ajudar você a pensar como um empreendedor.

Na verdade, mais importante que aprender técnicas de gestão e finanças é estar inserido num ambiente que estimule o desenvolvimento de novas ideias.

A sala de aula, o convívio com os colegas e os professores e as experiências repassadas ajudam a despertar novos sentidos inovadores.

Foque em um nicho de mercado

Um hábito de alguns empreendedores iniciantes é não escolher uma área específica e um público-alvo para começar.

Querer atirar para todos os lados pode ser o primeiro passo para o fracasso de uma boa ideia.

Por isso, depois de ter uma ideia, defina um nicho de mercado e, a partir daí, foque nas ações de pesquisa e planejamento, que serão tão importantes para a realização no negócio.

Utilize novas tecnologias em Nutrição

Hoje em dia, ninguém consegue inovar sozinho, até pela dificuldade de conciliar outros aspectos da carreira.

Felizmente, existem diversas tecnologias que podem facilitar o desenvolvimento de uma ideia. Desta forma, aproveite todo o potencial de softwares, aplicativos e outras ferramentas digitais para dar suporte ao seu empreendimento.

Adote algumas técnicas de marketing

Não adianta ter uma boa ideia que vai fazer a diferença para muitos clientes, se ninguém tomar conhecimento dela.

Diversas técnicas e ferramentas de marketing podem ajudar você a divulgar a sua inovação.

Sites, redes sociais, eventos, entre outros podem contribuir para a divulgação, além de oferecer um entendimento ainda maior sobre o mercado e o comportamento dos consumidores.

Perca o medo de colocar suas ideias em prática

Nossa última dica está relacionada ao fator que mais impede as pessoas de inovarem, em qualquer setor: o medo.

Por temerem o fracasso ou acharem que suas ideias não são boas o suficiente, muitos profissionais acabam desistindo antes mesmo de começar.

Pense bastante, pesquise, capacite-se, converse com outras pessoas. Mas nunca deixe o medo impedir o seu crescimento profissional.

Tenha a autoconfiança necessária para empreender.

Como construir uma carreira de sucesso em Nutrição?

Se você não tem vontade de ter o próprio negócio ou não quer colocar uma grande ideia em prática, talvez ache que as dicas dadas acima não muito relevantes.

No entanto, é possível empreender mesmo em pequenas ações do dia a dia que contribuem para o seu sucesso na carreira.

Afinal, existe espaço no mercado para todo tipo de perfil profissional.

Basta saber identificar quais são seus potenciais e diferenciais, que possam ajudar você a crescer, da mesma forma que encontrar os problemas que impedem de alcançar os seus objetivos.

Na verdade, empreendedorismo e inovação não são exclusivos de grandes feitos ou dos negócios mais bem-sucedidos.

Qualquer nutricionista pode se beneficiar dos valores e ideais que esses conceitos carregam, ainda que em pequenas atitudes do dia a dia.

Gostou desse post sobre empreendedorismo e inovação?

Quer ficar por dentro de todas as tendências e novidades da área de Nutrição? Então siga-nos no Facebook e no Instagram e acompanhe mais conteúdos!

Comentar