A pandemia do novo coronavírus causa dúvidas na população e grande preocupação por parte de os nutricionistas. As perguntas mais frequente são em relação à possibilidade de o microrganismo infectar os alimentos.
Até o momento, não há confirmação de que pessoas doentes tenham sido contaminadas pela comida. Mas, se você vai precisar responder isso à população, leia este artigo até o final.
O coronavírus pode ser transmitido por alimentos?
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o novo coronavírus precisa de um hospedeiro humano, ou animal, para se multiplicar. Até agora, essa é a maneira comprovada de transmissão do COVID-19.
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, seja pela proximidade com um indivíduo infectado ou por superfície contaminada.
Ainda não se tem conhecimento, ou relato, de que o coronavírus possa ser transmitido por alimentos. Os cientistas não descartam essa possibilidade.
Porém, de acordo com o CDC (Centers for Disease Control and Prevention dos EUA), a contaminação por alimentos parece improvável.
Mas, atenção: em um estudo recente, publicado no New England Journal of Medicine, o vírus pode sobreviver por até três horas quando suspenso em gotículas (aerossóis) menores que cinco micrômetros.
A pesquisa mostrou que o novo coronavírus pode ficar em suspensão por cerca de 30 minutos.
Pesquisas continuam sendo realizadas, mas a atitude mais responsável é manter a higienização de embalagens e de alimentos.
Até porque há outras doenças que podem ser transmitidas quando os alimentos não são adequadamente higienizados.
Além disso, lavar e higienizar as mãos antes de manusear os alimentos sempre foi recomendado e continua, mais do que nunca, um ato fundamental.
Como bom profissional, continue ensinando e reforçando as boas práticas de manipulação e processamento de alimentos, já estabelecidas pelas autoridade sanitárias.
Boas práticas de manipulação e processamento de alimentos
Informações sobre a pandemia do coronavírus são importantes, mas não eliminam o que já se sabe sobre os riscos e as características de outras doenças transmitidas por alimentos.
As boas práticas não abrangem somente a manipulação de alimentos. Deve haver cuidados redobrados na compra, armazenamento e preparo seguros.
Há agentes de contaminação e fatores intrínsecos e extrínsecos de crescimento microbiano nos alimentos, que precisam ser reconhecidos.
Portanto, em tempos difíceis de coronavírus, a discussão de assuntos relacionados à segurança alimentar deve continuar mais firme do que nunca!
A população deve ser orientada para os cuidados básicos na seleção e na segurança de alimentos, como peixes, frutos do mar, carnes e aves, ovos, leite e derivados, frutas e hortaliças, cereais e mercadorias secas.
A garantia da qualidade deve ser ainda mais enfatizada.
Cuidados para evitar contaminação dos alimentos
O Ministério da Saúde e diversas instituições brasileiras divulgam orientações à população, que envolvem ações que podem evitar a contaminação pelo coronavírus.
Aos profissionais da saúde, técnicos em nutrição e nutricionistas, são recomendadas medidas de precaução, com uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), que incluem máscaras, luvas, óculos de proteção e avental não estéril.
Para profissionais que atuam no preparo, a indicação é a limpeza dos alimentos com água corrente, e seguir as normas sanitárias vigentes.
Em alguns alimentos, pode ser utilizado vinagre ou cloro, como medidas normais de higienização. E utensílios e superfícies que estão em contato com alimentos, devem ser mantidos sempre limpos.
Já sabemos que lavar as mãos é uma regra, principalmente depois de espirrar, coçar ou assoar o nariz. Portanto, para evitar contaminações, um cuidado básico é evitar falar e tossir próximo aos alimentos.
Conclusão
A estratégia mais importante para evitar o risco de contaminação pelo coronavírus e outros é a higiene e o cuidado básico na hora de manipular e preparar alimentos.
Para outras orientações sobre higienização das mãos:
http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/higienizacao_simplesmao.pdf
Curso EAD Nutrição sobre Segurança Alimentar e Seleção de Ingredientes:
https://institutocristinamartins.com.br/cursos/nutricao-gastronomia-3-seguranca-alimentar-e-selecao-de-ingredientes/