fbpx
consumo alimentar

Como o consumo alimentar de atletas influencia na performance

Para quem pratica uma grande quantidade de exercícios físicos no dia a dia, a atuação do nutricionista se faz ainda mais necessária ao adequar o consumo alimentar de atletas, a fim de que eles consigam atingir seus objetivos.

Sem isso, a performance é prejudicada e podem existir riscos em relação à saúde do cliente.

Alimentação e hidratação são hábitos que variam a cada pessoa, conforme a rotina.

Contudo, esses cuidados também apresentam diversas modificações de acordo com a quantidade de atividades físicas que pratica e os objetivos que tem.

Por isso, para que tenha ótimos resultados, as refeições de um atleta devem ser calculadas com base no seu perfil.

Quer entender melhor a importância do seu papel como nutricionista de desportistas? Continue acompanhando o conteúdo para conferir a respeito!

atletas-e-desportistas-cta

Conheça as melhores formas de atendimento nutricional a atletas

A nutrição esportiva se diferencia da comum, uma vez que os atletas têm hábitos muito distantes de quem é sedentário ou pratica esportes de forma leve.

As orientações do primeiro grupo devem ser ainda mais detalhadas e seguidas à risca para a obtenção de ganhos e redução dos riscos para a saúde.

Não se trata apenas da enorme quantidade de calorias que os desportistas gastam diariamente, mas também do estresse oxidativo que leva à grande produção de radicais livres e a necessidades diferentes de macro ou micronutrientes.

Para atender a um atleta, além de ter conhecimento básico sobre nutrição esportiva, é essencial compreender a rotina que ele leva, bem como acompanhar tudo de perto e avaliar seu estado nutricional prévio.

Qual é a duração dos treinos?

Com que frequência são praticados?

Qual é o nível de intensidade deles?

Tudo isso tem relevância. O atleta deve passar por avaliações completas, individuais e rotineiras.

É preciso que exista uma relação interpessoal entre cliente e nutricionista para a coleta e análise de informações.

Com base nos dados obtidos, deve-se preparar um cardápio com atenção especial para o pós e o pré-treino, uma vez que essas refeições apresentam grande peso na performance e em como o cliente se sente.

Saiba qual é a suplementação adequada para o consumo alimentar de atletas

É comum que, quando uma pessoa comece a fazer atividades físicas com maior frequência, se preocupe em consumir suplementação para melhorar os ganhos e promover uma recuperação mais rápida.

No caso dos atletas, a suplementação muitas vezes se faz indispensável.

Veja bem: o gasto energético que eles apresentam no dia a dia é grande, além da enorme quantidade de exercícios praticada.

Isso leva o corpo a necessitar de uma maior quantidade de nutrientes.

Mas atingi-la por meio da alimentação se torna uma tarefa difícil em vários casos, já que muitos não estão acostumados a consumir cerca de quatro mil calorias por dia, por exemplo.

Portanto, conhecer os hábitos do atleta antes de receitar uma suplementação de minerais e aminoácidos, entre outros nutrientes, é um cuidado básico.

Entenda de que maneira a alimentação impacta na prática de esportes

Não é novidade que a alimentação tem grande influência em todo o corpo e seus processos.

Ela pode ajudar ou atrapalhar na saúde, na disposição e no sono, entre outras necessidades indispensáveis.

No caso do atleta, que apresenta práticas mais intensas e necessita de maiores cuidados, a ingestão correta de nutrientes e calorias desempenha papéis capazes de fazer toda a diferença para ele. Entenda como a seguir!

nutrição EAD

Prevenção de doenças

Um atleta gasta muitas calorias e nutrientes durante suas atividades, certo?

Visto isso, é muito importante que a alimentação o ajude a repor tudo o que foi usado, de forma a evitar deficiências.

Caso não haja tal cuidado, é possível que ele sofra com problemas como fraqueza, desmaios e desidratação, entre outras disfunções mais graves (dependendo de como faz as refeições).

Saúde

Um atleta bem nutrido não obtém como resultado somente um bom desempenho, mas também uma excelente recuperação muscular, a prevenção de doenças e muito mais.

Como todas essas questões estão relacionadas, uma favorece a outra. Com isso, ele pode levar uma vida de qualidade para sua prática sem impedimentos.

Desempenho

O desempenho é influenciado especialmente pela alimentação pré-treino.

É preciso que ela forneça a energia suficiente para que o esportista se exercite e gaste sem falta ao longo da prática.

Sem falar que a prevenção de doenças também assume um papel essencial ao garantir que o esportista tenha saúde para suas atividades.

Fique por dentro dos exames mais importantes para os atletas

O atleta deve ser acompanhado de perto para que a alimentação sempre seja ajustada de acordo com a fase do treino, a forma como ele se sente e a maneira com a qual se adaptou (ou não) ao que foi passado anteriormente.

Isso inclui tanto o relato do cliente quanto a avaliação física nutricional e a realização de exames frequentemente.

Contudo, a aparência física de desportista costuma ser saudável, o que gera certa limitação. Por isso, as medidas antropométricas são de grande utilidade, além dos achados físicos.

Procedimentos clínicos, testes e dados bioquímicos também são importantes para complementar a avaliação.

Porém, as exigências variam de acordo com as informações obtidas nas consultas.

O ideal é que todos os dados obtidos sejam documentados, para que haja parâmetros de comparação.

É importante saber como estava sendo a alimentação do atleta em uma fase específica e quais resultados ele obteve.

Assim, é possível saber como o organismo reage a determinadas alterações na alimentação e o que orientar para cada caso, já que cada corpo aceita e se comporta de maneira diferente diante de instruções semelhantes.

Descubra como se preparar para atender a atletas

A nutrição esportiva ainda é uma área repleta de informações equivocadas e que podem ser muito prejudiciais para a saúde do indivíduo.

O profissional tem uma função essencial de educar corretamente o atleta, segundo a composição corporal, o desempenho desejado, a adesão das estratégias nutricionais e o uso correto de suplementos.

Para alcançar um bom atendimento especializado a desportistas, o ideal é que o nutricionista realize cursos e extensões sobre a triagem, avaliação e intervenção de atletas.

O profissional também deve ser experiente para conduzir essa entrevista da maneira adequada.

O consumo alimentar de atletas é uma das demandas mais importantes para que esse indivíduo possa praticar esportes de maneira saudável, segura e com bom desempenho.

Por isso, é importante que o profissional da área saiba dar as orientações adequadas para contribuir com o bem-estar e os resultados que o cliente deseja.

Gostou de saber mais sobre a importância dos cuidados com a alimentação de atletas? Aproveite para conferir o curso Intervenção em Nutrição para Atleta e Desportistas por meio da Suplementação Oral!

Comentar