fbpx

Consulta de nutricionista: você sabe como torná-la mais produtiva?

A forma como a consulta de nutricionista é conduzida influencia diretamente em seu aproveitamento. Por isso, é muito importante que o profissional saiba como fazer isso e transforme o momento em algo produtivo para ambas as partes.

De fato, isso é um grande desafio, afinal, é essencial manter o profissionalismo e a ética — mas, ao mesmo tempo, é fundamental que haja empatia, comunicação e uma boa relação com o cliente.

E para que você possa melhorar os seus atendimentos, confira neste post algumas dicas sobre como conduzir as suas consultas para que elas sejam mais proveitosas. Continue lendo!

1. Informe-se sobre o cliente antes da consulta

Conhecer o seu cliente antes da consulta é essencial para que você saiba qual será o melhor tipo de abordagem. Isso porque a consulta com um atleta, uma pessoa idosa, uma criança ou alguém que deseja emagrecer é completamente diferente.

Então, se informar sobre o perfil do cliente que você atenderá é importante para que você possa preparar a sua consulta e adotar a postura ideal para lidar com essa pessoa. Dessa forma, você não perderá tempo e poderá obter melhores resultados.

2. Elabore um roteiro de perguntas

Elaborar um roteiro de perguntas para sua consulta de nutricionista é essencial para manter o foco. Afinal, nem sempre o seu cliente se lembrará de tudo aquilo que ele precisa ou pretende dizer, então, você deve estar preparado para também não deixar para trás nenhum detalhe.

Nesse sentido, é interessante saber se o seu cliente pratica alguma atividade física, qual é a sua pretensão com as consultas, quais resultados espera, se tem alguma restrição alimentar, se não consegue deixar de comer algum alimento, entre outros.

3. Aplique a Sistematização do Cuidado em Nutrição

A Padronização Internacional dos Diagnósticos em Nutrição, proposta em 2006 pela Academy of Nutrition and Dietetics, é fundamental para que o nutricionista possa guiar a sua intervenção, além de avaliar e documentar os resultados de cada um dos clientes.

Existem diversos tipos de diagnósticos em nutrição que podem ser emitidos por nutricionistas, e eles diferem daqueles utilizados na área médica. É essencial conhecê-los e sistematizar o atendimento para que seja possível realizar abordagens mais eficazes, melhorar a comunicação com o cliente e também com os demais profissionais de saúde possam estar acompanhando o caso.

Além disso, conhecer essa padronização internacional facilita também comunicação e interação com os demais profissionais da área tanto a nível nacional como internacional. Tudo isso enriquece o seu trabalho, gerando maior credibilidade para você.

4. Explore a tecnologia

Os recursos tecnológicos também são grandes aliados para que você possa aproveitar melhor o tempo da sua consulta de nutricionista. Os softwares e apps auxiliam tanto a gerenciar o consultório de um modo geral quanto facilitam a condução das consultas.

Com eles você obtém, por exemplo, planos alimentares, realiza uma avaliação completa, faz cálculos, desenvolve gráficos e relatórios, e ainda compartilha informações de forma mais versátil e rápida com o seu cliente.

5. Conduza a consulta adequadamente

A perda de foco dos assuntos de fato importantes na consulta de nutricionista é um fator que não pode acontecer. Você deve saber como conduzir o diálogo para que o cliente não se alongue demais em assuntos inválidos para o momento.

Conhecer o perfil do cliente antecipadamente poderá ajudar com isso, bem como se policiar para manter o foco nas perguntas que elaborou antecipadamente. Dessa maneira, o tempo será melhor aproveitado, você conhecerá mais profundamente a pessoa e entenderá o que ela precisa para alcançar bons resultados.

O aproveitamento do tempo durante as consultas de nutricionista é fundamental para oferecer um atendimento completo e ainda atender a mais clientes. Por isso, faça um planejamento e otimize os processos para que possa alcançar melhores resultados.

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Então, aproveite a informação e entenda mais sobre o valor das consultas — o que também é importante para que você conduza melhor o seu trabalho. Leia nosso post sobre como definir o preço ideal e informe-se!

Comentar