fbpx

Conheça 5 tendências da área da Nutrição para você se especializar

Muito se fala hoje sobre a necessidade de buscar uma especialização profissional específica. No entanto, pode ser muito difícil escolher uma área, visto que existem muitas possibilidades. Por isso, é fundamental ficar de olhos nas principais tendências da Nutrição.

Isso por que, em um mercado muito competitivo, é preciso saber diferenciar as áreas saturadas ou em declínio daquelas que apresentam mais oportunidades. Neste post, apresentamos as 5 grandes tendências da área da Nutrição para os próximos anos. Continue a leitura e fique de olho!

1. Nutrição em saúde pública

O setor público oferece e deve continuar a proporcionar boas oportunidades profissionais no futuro. Estão aumentando continuamente as vagas em hospitais, clínicas e unidades de pronto atendimento.

A cada dia se entende mais a importância de uma boa terapia nutricional para o tratamento de diversas doenças. Além disso, a própria permanência das pessoas nesses ambientes pressupõe riscos nutricionais que devem ser acompanhados de perto por um nutricionista.

2. Veganismo

Não se trata apenas de um modismo ou de mais uma dieta. O veganismo é um estilo de vida que veio para ficar e, por isso, é uma das grandes tendências da Nutrição. Portanto, os profissionais devem sim buscar se especializar nesse tipo de alimentação para atender a um público exigente.

O fato é que a dieta vegana implica restrições alimentares e a busca por alternativas à proteína de origem animal, algo que deve ser feito por um nutricionista. Assim, além da especialização, é importante ter informações suficientes para orientar os clientes.

3. Alimentação na terceira idade

O envelhecimento da população brasileira já é uma realidade, mas as pessoas idosas estão mais sujeitas a diversas doenças e a problemas inerentes a essa fase. Daí a necessidade de se criar formas de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dessa população.

Nesse sentido, o nutricionista adquire um papel estratégico, visto que a alimentação é um dos principais fatores que influenciam a saúde na terceira idade. Muitas doenças, como problemas cardiovasculares e diabetes, podem ser evitadas e tratadas com uma alimentação saudável sob orientação direta do profissional de Nutrição.

4. Nutrição esportiva

Não somente os atletas, mas qualquer pessoa que pratica um esporte deve buscar orientação de um nutricionista, bem como de um educador físico. Por isso, a Nutrição esportiva também é uma das tendências da área.

No entanto, pelas próprias especificidades decorrentes da prática de atividade física, é fundamental que os profissionais que se dediquem a essa área procurem se especializar.

5. Terapia nutricional domiciliar

Essa tendência está mais relacionada com a forma como os nutricionistas oferecem seus serviços. Todo o atendimento é feito em casa, não apenas com recomendações ao cliente, mas com o acompanhamento de toda a rotina dele.

O nutricionista visita a casa, confere a geladeira e a despensa, conversa com os familiares, faz listas de compras, ensina o cliente a cozinhar etc. Isso é importante para a compreensão dos hábitos alimentares e para o estabelecimento de uma terapia nutricional baseada nas preferências de cada um.

Agora que você conhece algumas das tendências da Nutrição, pode buscar se especializar na área que é do seu interesse. Destacamos também a importância de se manter sempre atualizado com informações relevantes e confiáveis, que vão ajudar você a estabelecer-se como referência no segmento escolhido.

Gostou de conhecer essas tendências da Nutrição? Quer saber como e por que se preparar para essas áreas? Então, leia também sobre a importância da especialização para a área da saúde e Nutrição!

Comentar