fbpx
avaliação de artigos científicos em nutrição

Como fazer a leitura e avaliação de artigos científicos em nutrição

Última atualização em

Muitas disciplinas durante a pós-graduação ou especialização exigem dos alunos que eles façam a avaliação de artigos científicos em nutrição.

A ideia é enriquecer o conhecimento sobre determinado assunto e permitir uma formação mais completa. Mas como funciona essa metodologia?

Pensando nessa questão, neste artigo o ensinaremos como fazer não só a avaliação, mas também a leitura de maneira otimizada de um artigo para que você possa ter sucesso nos seus projetos acadêmicos. Confira!

nutrição EAD

A metodologia científica e seu impacto no dia a dia do estudante

Sabemos que o conhecimento é importante em todo âmbito social, por meio dele é possível ter acesso a diversas oportunidades.

A pesquisa científica tem forte influência em nosso cotidiano, especialmente, quando estamos estudando, daí a importância de se aprofundar em Metodologia e Análise da Pesquisa Científica em Saúde.

Tanto uma pessoa que deseja seguir pela área acadêmica quanto aqueles que desejam se desenvolver para atuar no mercado precisam da pesquisa não só para aprimorar, mas também construir conhecimento de maneira significativa.

Só assim é possível entender um assunto de maneira eficaz e com todas as suas especificidades.

A metodologia científica serve justamente para guiar o estudante pela leitura e avaliação dos artigos científicos.

Além de abordar as regras da produção científica (como normas da ABNT, melhores práticas de redação e outros), ela auxilia o leitor na compreensão sobre a intenção de um artigo.

Ou seja, um verdadeiro auxiliar na melhora da produtividade, mas também qualidade das produções.

Mas não é só isso. A metodologia também trabalha no desenvolvimento do pensamento crítico, especialmente por abordar assuntos de maneira mais profunda e utilizar pesquisas.

Estrutura do artigo científico

Focando em uma área mais específica, a estrutura do artigo científico deve conter em seu planejamento:

  • título;
  • autor(es);
  • resumo;
  • introdução;
  • material e metodologias utilizadas no processo de pesquisa (fundamentação teórica);
  • resultados;
  • argumentação;
  • conclusão.

Vale lembrar que a metodologia científica se divide ainda em duas: a quantitativa e a qualitativa. Elas são utilizadas de acordo com o projeto de pesquisa, visam dar consistência à fundamentação teórica e facilitar interpretação dos dados obtidos.

O processo de leitura e avaliação de artigos científicos em nutrição

Imagine que você, profissional de nutrição e estudante de pós-graduação, precise avaliar o artigo científico em um congresso, pode ser o seu próprio.

Já parou para pensar no que avaliaria primeiro?

Ou quais são os tópicos mais importantes?

Pois bem, separamos algumas dicas do que fazer!

nutrição EAD

Saiba se você tem o conhecimento adequado

A nutrição engloba uma série de assuntos, tais como nutrição infantil, esportiva e terceira idade. Cada uma tem as suas especificidades sobre tratamento, melhores práticas e atuação profissional.

Você enquanto nutricionista e avaliador de um artigo científico precisa ter em mente se as suas habilidades estão relacionadas ao que o conteúdo apresenta. Ou seja, a sua expertise no assunto.

Para descobrir, se faça algumas perguntas: entendo bem sobre determinado assunto a ponto de identificar pesquisas e avaliá-las criteriosamente?

Tenho algum tipo de ressalva pessoal em relação ao assunto?

Conseguirei ser justo no momento da avaliação sem deixar minhas crenças pessoais sobreporem a minha ética profissional?

Todas as respostas serão a base para compreender o seu papel!

Conheça as normas específicas

Uma boa dica é estudar as normas específicas do editorial. Por exemplo, checando se o artigo em avaliação está no formato periódico, se as referências estão padronizadas e outros detalhes técnicos.

A partir disso, faça uma leitura dinâmica a fim de obter uma visão geral. Sublinhe o que considerar importante e o que merece a sua consideração, isso será essencial para uma segunda leitura. Separe um tempo para só então iniciar a leitura crítica.

Nesse momento, procure refletir sobre a temática, as motivações do autor, se o título e texto estão em sincronia, as novidades trazidas para aquele campo de estudo, entre outros pontos importantes.

Cheque se não há erros

Uma metodologia de pesquisa inapropriada de acordo com o objetivo do estudo, o desvio do padrão da área, os comentários que ultrapassam o escopo do artigo, a falta de evidências empíricas, a incoerência na coesão e/ou ligação dos assuntos, entre outros equívocos.

Os erros podem ser variados e é preciso estar atento a eles. Geralmente, uma prática que pode ajudar muito nesse processo de avaliação de artigos científicos em nutrição é a obtenção de um checklist com todas especificidades exigidas pela banca para a qual o artigo será submetido.

As ferramentas que ajudam a detectar plágio também são importantes no processo.

Os benefícios de aprender sobre a avaliação de artigos científicos em nutrição

O papel do nutricionista tem muito peso na área da saúde. Logo, o aprendizado da avaliação de artigos científicos vai muito além do que o simples conhecimento.

Atualização sobre estudos na área da saúde

Tudo muda rápido na sociedade moderna. A descoberta de curas para doenças antes consideradas incuráveis, os novos tratamentos, a descoberta de novos alimentos e propriedades distintas, enfim, muitas questões são tratadas justamente nos artigos científicos.

Para o nutricionista que deseja se manter atualizado sobre experiências e pesquisas realizadas em sua área, saber sobre a avaliação do artigo é o primeiro passo para poder identificar os estudos mais relevantes para a sua especialidade, aprender a desenvolver os próprios artigos e conhecer os autores que são referência em determinado campo de atuação.

Conhecimento aplicado

O conhecimento adquirido durante as avaliações serve para embasar seus trabalhos futuros.

Especialmente para quem deseja se especializar e realizar pesquisas na área, tal conhecimento embasará seus estudos e será fonte de inspiração para a escrita.

Além disso, muitas das práticas utilizadas hoje no universo nutricional são baseadas em evidências de pesquisadores que escreveram incansáveis artigos.

Sendo assim, se você não compreende a metodologia, pode não conseguir avançar nos estudos.

Desenvolvimento de novos estudos

A partir do conhecimento sobre a metodologia, se torna mais fácil ter uma base para o desenvolvimento de novos estudos.

Ou seja, saber bem como se organiza um texto, conhecer as suas especificidades e detalhes servirão para que você possa desenvolver seus estudos.

Tendo como base a metodologia fica mais simples identificar quais são os pontos a serem trabalhados nos seus textos e, também, em suas pesquisas que ainda precisam ser desenvolvidas em maior profundidade, por exemplo.

Uma maneira de aperfeiçoar os conhecimentos em metodologia é por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pois é esse órgão que determina as exigências para a submissão de um artigo.

Isso sem contar os próprios eventos acadêmicos que contam com suas demandas específicas.

A leitura e avaliação de artigos científicos em nutrição tem muito a acrescentar no dia a dia não só do estudante, mas também do profissional que está em busca de constante desenvolvimento do aprendizado.

Pois bem, se você deseja continuar acompanhando as novidades que postamos em nosso blog, siga a nossa página no Facebook!

nutrição EAD

Comentar