fbpx

Como aumentar a produtividade no trabalho e ter tempo para estudar?

Conciliar trabalho e estudo, de fato, não é nada fácil. Porém, antes de entrar em desespero, é bom rever a sua rotina e organizar a sua vida. O segredo de como aumentar a produtividade do trabalho para sobrar mais tempo pode ser mais simples do que você imagina.

Já pensou em como adotar algumas medidas pode contribuir para otimizar o seu dia a dia? Ainda não sabe como? Pois bem, continue a leitura do post e confira as nossas dicas para começar a aplicá-las!

Faça a gestão do seu tempo

A primeira coisa a se fazer é organizar os seus compromissos e as tarefas do dia a dia. Defina um horário para cada coisa, de acordo com uma estimativa de quanto tempo leva para a realização de cada uma. Não se esqueça de contar, inclusive, o trajeto de casa para o trabalho, as pausas para almoço, café, etc.

Para ajudar na gestão do seu tempo e entender como aumentar a sua produtividade, aproveite todo o potencial de softwares, aplicativos, agendas eletrônicas e outras ferramentas tecnológicas. Eles contribuem para a organização da sua rotina de forma prática, enviando lembretes sobre seus compromissos.

Estabeleça prioridades

Mesmo que o seu dia esteja organizado, é bom lembrar que ele continua tendo 24 horas. Ou seja, nem sempre será possível fazer tudo e resolver todos os problemas de uma só vez. Assim, priorize a sua agenda de acordo com o nível de urgência.

Na sua própria agenda eletrônica dá para marcar a prioridade de cada tarefa ou evento e, automaticamente, deixá-lo em destaque. É importante apenas ficar atento para não postergar demais alguma coisa e acabar se esquecendo dela.

Melhore processos e metodologias

Além disso, é bom ficar atento para descobrir se o seu tempo não está sendo consumido por algum processo ineficiente. Por exemplo, se você faz a gestão do seu consultório em planilhas, pode estar perdendo tempo que pode ser melhor aproveitado com o uso de um software de gestão integrado.

Assim, procure estudar como aumentar a produtividade a partir de processos e metodologias que possam ser otimizadas, tanto no consultório quanto em casa.

Delegue responsabilidades

No fim das contas, algumas coisas ainda podem ficar para trás. Nessa hora, é necessário reconhecer quando se precisa de ajuda. Portanto, veja o que só você mesmo pode fazer e o que pode ser transferido para outras pessoas.

Assim, delegue responsabilidades para seus colaboradores. Caso trabalhe sozinho, não exite em contar com o auxílio de colegas de profissão e, principalmente, dos seus familiares. Não é sinal de fraqueza reconhecer que não consegue lidar com tantas obrigações.

Tire um tempo para descansar

A verdade é que todo mundo tem um limite. Não adianta tentar ocupar o máximo do seu tempo, uma vez que o corpo e a mente precisam descansar. Portanto, é fundamental separar um tempo de descanso, inclusive, encaixando esses horários na sua agenda.

Enfim, não é de uma hora para outra que você vai aprender como aumentar a produtividade no seu dia a dia. É preciso observar cada detalhe que pode estar comprometendo a sua rotina.

De qualquer forma, a falta de tempo não deve ser usado como desculpa para não fazer uma especialização ou curso de capacitação. Com um pouco mais de concentração, dá para conseguir alcançar o seu objetivo.

O que achou dessas dicas de como aumentar a produtividade? Quer ter mais informações sobre como ter mais sucesso na área de nutrição? Então, siga-nos no Facebook e acompanhe todos os nossos posts!

Comentar