Quando falamos de nutrição, é indispensável que profissionais da área que tenham interesse em se destacar estejam sempre por dentro das tendências.
Isso é importante para orientar os clientes e se manter sempre atualizado sobre o que acontece no mercado. Um bom exemplo disso é o clean label, por acaso você já ouviu falar dele?
Esse é um dos novos movimentos dentro da nutrição e está relacionado à minimização do consumo de produtos altamente industrializados e artificiais.
Como toda tendência, pode ter seus pontos positivos e negativos para profissionais ou consumidores.
Quer conhecer mais sobre o clean label e suas vantagens? Continue acompanhando a leitura para conferir o conteúdo que preparamos!
O que é clean label?
O termo “clean label” pode ser traduzido como “rótulo limpo”.
Ele se refere a produtos alimentícios que visam passar informações mais claras sobre a sua composição, de forma que os consumidores possam entender melhor o que estão comprando.
Esses produtos também prometem ser mais saudáveis devido a ingredientes mais naturais e à redução de substâncias prejudiciais para o corpo quando ingeridas em excesso, como é o caso de gorduras, sal, açúcar, adoçantes, conservantes, aromatizantes, entre outros.
Como ele tem transformado a alimentação?
Com a popularização dos industrializados, os rótulos começaram a ficar cada vez mais repletos de nomes “estranhos” e desconhecidos pelos consumidores e leigos no assunto.
Sem falar que muitos ainda não entendem como funciona a leitura das informações nutricionais.
Portanto, a tendência dos clean labels é de grande ajuda para tornar os rótulos mais compreensíveis.
Além de ajudar a tornar a alimentação mais saudável e gostosa sem grande dificuldade.
Quais são seus benefícios para a saúde?
Com a diminuição de produtos artificiais e altamente industrializados, ou seja, repletos de calorias vazias, a alimentação passa a gerar menos riscos para a saúde da população.
Afinal, é inegável que refeições cheias de açúcares, sal, gorduras e aditivos são prejudiciais a longo prazo, pois estão associadas a doenças e à obesidade.
O ideal é sempre orientar os clientes a respeito disso, mostrando que essas substâncias podem ser consumidas com segurança, desde que com moderação.
Essa tendência da nutrição pode tornar a mudança alimentar um processo mais simplificado.
Quais as opções de produtos?
Qualquer produto pode ser enquadrado dentro do movimento clean label, desde geleias feitas a partir de frutas até biscoitos mais naturais.
Contudo, como essa tendência ainda não chegou com força no Brasil, ainda pode ser difícil encontrar esse tipo de produto no mercado.
Isso não significa que não existem produtos industrializados saudáveis e naturais, mas sim que eles ainda não são tão fáceis de serem identificados, em especial porque ainda existem muitos rótulos enganosos.
Então, é preciso estar atento às orientações.
Como incentivar esse conceito entre os clientes?
Por ser uma tendência, é possível que os itens clean label apresentem um valor mais alto e pouco acessível.
Para que os clientes consigam aderir a refeições mais saudáveis e produtos melhores, é preciso ter cuidado com a indicação, a fim de que não desistam pela possível dificuldade de encontrar esses alimentos ou devido ao seu custo.
Sendo assim, sempre ensine a leitura do rótulo e eduque seu cliente.
A partir disso, incentive o consumo de alimentos naturais e a troca de produtos industrializados por marcas que apresentem ingredientes melhores.
A tendência dos clean label pode ser muito interessante para aumentar as opções de produtos naturais do mercado e tornar a alimentação saudável mais simplificada.
Porém, também é preciso ter atenção à escolha dos produtos, uma vez que ainda existem algumas divergências nesse movimento e diferentes tipos de consumidores.
Gostou de saber mais sobre o assunto?
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