Manter o cadastro atualizado é item obrigatório quando o assunto é atendimento ao cliente.
Afinal, com ele você não só consegue oferecer uma experiência agradável ao cliente, como também minimiza as chances de erros, prejuízos e claro evita a perda de tempo.
Não é à toa, cada vez mais os consultórios e clínicas investem em ferramentas automatizadas, capazes de armazenar e atualizar os dados dos clientes, oferecendo assim um serviço diferenciado.
Interessou-se pelo assunto e quer entender mais sobre esse universo? Continue a leitura!
Por que ter um cadastro atualizado no atendimento ao cliente?
Facilita a comunicação
Pense só: você precisa reagendar um horário com o cliente e não consegue encontrar os dados dele.
Esse não é nem de longe o cenário desejado, não é mesmo?
É nesse sentido que a manutenção de um cadastro atualizado faz toda a diferença, uma vez que é possível achar facilmente não só o telefone, mas toda a ficha do cliente.
Assim, todo o processo de comunicação se torna mais efetivo e simples.
Proporciona um atendimento ao cliente diferenciado
Todo cliente gosta de receber um mimo. O cadastro, nesse sentido, pode ser um forte aliado.
Como?
Com os dados em mãos, é possível programar um lembrete para o aniversário dos clientes, mandando uma mensagem de felicitação, por exemplo.
Use a criatividade a seu favor para criar serviços especiais, deixando o cliente mais satisfeito.
Otimiza os processos
Nada pior do que gastar longos minutos só para achar um papel ou documento.
Além de deixar o cliente esperando por um bom tempo o que por si só já é uma situação bem desagradável , esse cenário prejudica a produtividade da equipe em geral.
Em contrapartida, um sistema atualizado e em nuvem é capaz de otimizar o tempo e os processos, o que significa melhores rendimentos.
Chega de perder tempo sem motivo.
Como mantê-lo atualizado?
Aposte em ferramentas exclusivas
Existem empresas especializadas que desenvolvem softwares de acordo com as necessidades do consultório.
Isto é: elas vão entregar uma ferramenta levando em consideração as suas demandas.
Vale ressaltar que esses programas apresentam relatórios de informações completos, com histórico de consultas e dados relevantes, como e-mails, endereço e outros.
Lembre-se ainda que ter um sistema que armazena os dados do cliente proporciona mais segurança, uma vez que não corre o risco de as fichas caírem em mãos erradas e muito menos irem parar no lixo.
Colete informações de forma orgânica
Caso necessite de informações mais específicas, vale a pena pensar na possibilidade de solicitá-las durante a própria consulta.
Tenha em mente que no contato feito pessoalmente, ou seja, no decorrer da conversa, o cliente possivelmente se sente mais à vontade para passar dados mais confidenciais.
Pode parecer uma medida simples e de pouco impacto, mas fato é que a coleta e atualização constante dos cadastros faz toda a diferença para o atendimento ao cliente, tornando-o mais efetivo, prático e satisfatório.
Por isso, não pense duas vezes para incorporar essa proposta no atendimento do seu consultório.
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