Ganhar competitividade é fundamental para qualquer nutricionista. Além de conseguir mais clientes, é indispensável consolidar um posicionamento diferenciado e que mostre autoridade na especialidade.
Para atingir tais efeitos, indica-se elaborar e executar um plano de marketing. Ao usar as ferramentas e técnicas corretas, é possível atrair mais clientes.
É uma forma de diminuir os esforços de captação e, enfim, focar em outras áreas de maior relevância.
A seguir, veja 7 dicas para montar um plano de marketing em nutrição e prepare-se para os efeitos positivos dessa estratégia!
1. Observe o Código de Ética de nutricionistas
Atuar na área da nutrição significa lidar com questões ligadas à saúde das pessoas.
Os clientes que o procuram, independentemente dos motivos, esperam um atendimento seguro, sério e de qualidade.
Para garantir que tudo isso seja cumprido, existe o Código de Ética do Nutricionista.
Além de ser aplicado aos momentos de consulta, ele também é usado para o marketing.
Suas regras precisam ser obedecidas para que os clientes não sejam enganados quando forem impactados por um anúncio ou peça de publicidade ligada ao serviço de nutrição.
É indispensável conhecer todos os aspectos ligados ao profissionalismo e à ética. Algumas das proibições importantes para o plano de marketing são:
- promover o sensacionalismo ou a autopromoção (como oferecer “técnicas infalíveis e milagrosas” ou se posicionar como “o melhor profissional do país”);
- divulgar depoimentos que possam identificar pessoas ou instituições;
- utilizar-se da profissão para divulgar marcas e produtos ligados à nutrição;
- fazer consultas ou prescrições por meio de canais de divulgação (como apresentar dietas ou prescrever tratamentos);
- não se responsabilizar pelas informações e transmitir dados incorretos ou confusos.
A infração de qualquer um desses pontos — especialmente ao ferir o decoro da atividade — pode gerar penalidades para a campanha de marketing e para o profissional.
2. Saiba quem é o seu público-alvo
Depois de cuidar dos aspectos éticos, é hora de bolar o plano de marketing desde os primeiros passos.
Na etapa inicial, é indispensável saber quem você deseja atrair para atendimento, ou seja, seu público-alvo.
Ter o cuidado de fazer essa definição é essencial para evitar esforços que não trarão o retorno esperado.
Também é um jeito de alinhar a comunicação e garantir que a mensagem seja transmitida com maior clareza e máxima eficiência.
Portanto, faça uma análise de sua especialidade, dos clientes atuais e daqueles que você pretende atrair.
Se a ideia é captar mulheres entre 30 e 40 anos, por exemplo, todas as ações têm que ser focadas nesse público.
Já se o objetivo é falar com homens de meia-idade ou executivos com pouco tempo, as estratégias deverão ser diferentes.
Para saber em que se basear, levante os dados a seguir sobre o seu público:
- faixa etária;
- faixa salarial;
- ocupação profissional;
- hábitos de vida;
- objetivos/interesses;
- localização;
- regularidade de visitas e assim por diante.
Defina com quem você deseja falar e quem pretende atingir. Não se esqueça de reconhecer os clientes atuais, pois eles também farão parte da comunicação.
3. Elabore uma estratégia de Inbound Marketing
Durante muito tempo, o marketing foi interruptivo. É o caso da propaganda de TV ou do anúncio de revista, que interrompem uma atividade principal para apresentar um produto ou serviço.
Com a mudança de interesse do público, surgiu o Inbound Marketing, ou Marketing de Atração.
A intenção é atrair as pessoas para uma marca, produto ou serviço — no caso, a sua atuação como nutricionista.
Além de ser mais eficiente, é uma alternativa menos onerosa e com ótimos efeitos. Portanto, vale a pena executar uma estratégia nesse sentido. Algumas das técnicas disponíveis incluem:
- marketing de conteúdo;
- SEO;
- e-mail marketing;
- redes sociais.
Selecione as estratégias que mais fazem sentido para a sua atuação e invista nas mais promissoras para os efeitos desejados.
4. Una visibilidade e confiabilidade à presença online
Quando se fala em criar um plano de marketing, a internet desempenha um papel fundamental. Com cada vez mais pessoas conectadas, é um desperdício não explorar o marketing digital.
Ao mesmo tempo, o objetivo não deve ser criar um megafone de anúncio dos serviços.
A presença online deve estar associada ao aumento do alcance e à consolidação da autoridade. Isso gera confiança nos clientes e possíveis interessados, fortalece o relacionamento e melhora as taxas de conversão.
Para ajudá-lo nessa tarefa, o marketing de conteúdo é conveniente.
Ao responder as dúvidas do público e fornecer informações relevantes, confiáveis e inéditas, o senso de autoridade é consolidado.
Como consequência, torna-se mais fácil atrair e convencer as pessoas a marcar uma consulta.
5. Crie um site de qualidade
Mesmo diante de todos os recursos, não existe presença online sem um bom site. Ele é o cartão de visitas do cenário atual e deve fazer parte de qualquer plano de marketing.
O ideal é que ele transmita uma ideia confiável, ao mesmo tempo em que precisa ir direto ao ponto e ter uma fácil navegação.
Manter as informações de contato atualizadas, como endereço, telefone e e-mail, também é indispensável.
Se houver um blog com produção de conteúdo relevante associado ao site, então, o resultado é um melhor posicionamento nos mecanismos de busca e um aumento do tráfego.
Além de tudo, é um jeito de criar uma primeira impressão realmente positiva.
6. Tenha uma boa atuação nas redes sociais
As redes sociais já fazem parte da vida das pessoas: são mais de 100 milhões de brasileiros conectados nesses espaços.
Se forem bem aproveitadas, essas mídias podem ajudar o atendimento, aumentar a exposição e até fortalecer o posicionamento do nutricionista.
Para não colocar tudo a perder, é fundamental seguir boas práticas de atuação.
É indispensável, por exemplo, fazer postagens com a frequência adequada. A consistência é tão importante quanto não sobrecarregar a timeline dos usuários.
Também é indicado responder às mensagens e aos comentários de maneira cordial. Tire dúvidas, preste esclarecimentos e dê as informações necessárias.
Críticas negativas infundadas devem ser ignoradas, e temas polêmicos evitados. Assim, é possível criar laços de comunicação que, eventualmente, transformam-se em novas consultas marcadas.
7. Saiba usar o marketing local a seu favor
Você sabia que cerca de 70% dos pacientes começam a busca por um médico no Google?
Esse mecanismo serve para que as pessoas encontrem especialistas em sua localidade e ajuda a agilizar o processo de decisão e consulta.
Para aproveitar essa tendência, é necessário saber usar o marketing local a seu favor.
Por meio do SEO local, como pelo uso de palavras-chave específicas, há maiores chances de você ser o escolhido de um futuro paciente.
Também é possível utilizar links patrocinados para certos locais, além de investir nas redes sociais de maneira segmentada.
Incluir essa estratégia no plano de marketing facilita a obtenção de novos clientes.
Com essas dicas, montar um bom plano de marketing torna-se uma tarefa menos complexa.
Como consequência, há aumento na competitividade e fortalecimento de sua atuação, como nutricionista.
Tão importante quanto investir na divulgação é apostar na sua qualificação.
Por isso, veja por que fazer um curso de atualização em nutrição e reconheça os benefícios que ele proporciona!