fbpx

5 dicas para melhorar a gestão de tempo no atendimento e a produtividade

Se você tem percebido que a sua rotina anda meio bagunçada e não sobra espaço na agenda para mais nada, saiba que esse problema tem solução. Com uma boa gestão de tempo, dá para ser mais produtivo e, assim, aumentar os rendimentos do seu consultório de nutrição.

Com mudanças simples, é possível até ter mais espaço na agenda para o lazer e a vida pessoal. Por isso, separamos 5 dicas essenciais para melhorar a gestão do tempo. Continue a leitura e descubra como adotá-las agora mesmo!

1. Organize a sua agenda

A primeira coisa a se fazer é organizar a sua rotina de maneira inteligente. Portanto, procure ordenar os seus compromissos não apenas em sequência e com o tempo necessário para cada um, mas também deixando espaços para os deslocamentos.

Nessa hora, é muito importante contar com a ajuda de atendentes ou de uma boa secretária. Mas não deixe tudo nas mãos dela: faz toda a diferença conhecer a sua rotina e entender como cada compromisso ou tarefa interfere na sua agenda.

2. Procure ser pontual

De nada adianta organizar sua agenda se você não respeitá-la. Portanto, procure ser pontual ao máximo. Sempre que der, tente chegar um pouco mais cedo ao consultório para organizar sua mesa e documentos, além de conferir todos os horários do dia.

Com o tempo, a pontualidade trará benefícios para a sua rotina e o seu bolso. Afinal, os clientes ficam mais satisfeitos quando são atendidos no horário marcado, retornando para novas consultas.

3. Padronize processos

Se um cliente é atendido de forma diferente a cada vez que entra na sua clínica ou consultório, isso pode estar minando a sua gestão do tempo. Por isso, padronize todos os processos possíveis, desde a marcação de consultas até o atendimento e o retorno.

Para tanto, é fundamental treinar a sua equipe para que eles adotem e respeitem os novos procedimentos, mostrando o quanto ajudam na eficiência do trabalho. Além disso, pense em adotar um software de gestão, em que os processos são padronizados, independentemente do usuário.

4. Limite o tempo das consultas

Na maioria dos consultórios de nutrição, é muito difícil limitar o tempo das consultas, uma vez que os clientes tentam extrair o maior número de informações do nutricionista. No entanto, caso você gaste muito tempo com uma pessoa, pode deixar de atender outra, o que prejudica o seu rendimento.

Desta forma, tente limitar o tempo de suas consultas a um período de 30 a 40 minutos. Só tome o cuidado para não ser indelicado, dizendo para o cliente que o tempo dele acabou. O melhor é falar algo como: “na próxima consulta, vamos comparar os resultados” ou “siga essas recomendações essa semana e no retorno…”. Ou seja, além de encerrar um atendimento, você já garante o próximo!

5. Faça pequenas pausas

Uma boa gestão do tempo também depende de descanso. Com o cansaço, a tendência é que você perca a noção dos horários e se atrase. Basta pensar em quantas vezes teve dificuldade de se levantar da cama por já acordar cansado.

O fato é que trabalhar sem parar não faz bem a ninguém. Por isso, sempre separe um tempo para fazer o que gosta. Além disso, faça pequenas pausas de cerca de dez minutos entre as consultas, tanto para reorganizar o consultório quanto para relaxar.

Agora que viu essas dicas para melhorar a gestão do tempo, que tal colocá-las em prática? Planeje suas consultas, controle a sua rotina e aumente a sua produtividade. O sucesso do seu negócio depende de você!

Gostou dessas dicas de gestão de tempo? Quer entender saber mais como melhorar a sua carreira? Então entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Comentar