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5 dicas para melhorar a autoconfiança no atendimento em nutrição

Um nutricionista precisa demonstrar profissionalismo e segurança para seus clientes. Para chegar a esse efeito, a autoconfiança no atendimento é fundamental.

A sensação de se sentir capaz de cumprir as expectativas com qualidade é importante para fazer um bom trabalho. Seja para elaborar uma prescrição ou para realizar um diagnóstico em nutrição, o elemento é indispensável.

Para o nutricionista, algumas dicas ajudam a otimizar os resultados. Quer saber quais são elas? Continue lendo e veja 5 formas de adquirir e melhorar a autoconfiança no atendimento!

1. Trabalhe a autoestima

De tão ligadas que são, autoestima e autoconfiança são frequentemente confundidas. Graças a tal conexão, um profissional só se tornará autoconfiante se tiver uma boa autoestima.

Pensamentos negativos, o medo do fracasso e a sensação de não ser competente o bastante marcam a falta de autoestima. Em vez disso, procure reconhecer suas conquistas pessoais e identificar os seus pontos fortes. Comece a criar uma imagem robusta, positiva e de confiança — e acredite nela.

2. Tenha iniciativa

Normalmente, um nutricionista tem grande autonomia e deve usá-la sabiamente. Não há chefes da forma como há em outras profissões e a entrega de resultados depende mais de você do que de outras pessoas.

Para ganhar autoconfiança no atendimento, não tenha medo de tomar a iniciativa. Converse com os clientes, busque informações relevantes, vá ao fundo do histórico. O importante é fazer tudo o que for necessário para oferecer uma boa experiência, sem deixar de confiar nas suas habilidades.

3. Aprenda com os erros

Somente quem nunca faz não tem que lidar com os erros. Do contrário, todos estamos expostos a situações de falha.

Um profissional realmente autoconfiante sabe disso e aproveita os deslizes para aprender. Não se esquive da responsabilidade e nem se puna por falhar. Como alternativa, encare a situação como uma chance de fazer melhor na próxima oportunidade.

Inclusive, estar disposto a se aperfeiçoar transmite a ideia certa para os clientes e ajuda a sua carreira a deslanchar.

4. Nunca se compare

É comum utilizar outras pessoas como parâmetros para o seu sucesso profissional. É o que acontece ao pensar no salário dos seus antigos colegas de faculdade, em qual cargo eles ocupam ou qual é a experiência deles.

No final, a autoconfiança fica comprometida porque você não se sente bom o bastante. Para que isso não aconteça, evite comparações externas. Elas não levam a nada, já que cada um tem as próprias forças e fraquezas.

Se for para se comparar com alguém, use a si mesmo como parâmetro. Ao ver a sua evolução, os resultados serão bem melhores, pois você é a única pessoa para superar e se comparar.

5. Invista na capacitação

Reconhece aquela sensação de que os conhecimentos da faculdade estão defasados? Ela é normal, até porque tudo tem mudado rapidamente. A cada dia pode surgir, por exemplo, um novo estudo sobre as vitaminas ou uma conclusão com potencial de transformar a sua forma de trabalho. Para que tal questão não atrapalhe o nível de autoconfiança, esteja sempre informado.

Além de ler notícias e publicações sobre o tema, considere fazer capacitações. Se não tiver tempo para um curso presencial, não se preocupe. Há instituições com ótimos cursos online especializados em nutrição e que garantirão os conhecimentos necessários para uma boa atuação!

Com esses passos, a sua autoconfiança no atendimento ficará ampliada. Ao final, tanto a sua carreira como os clientes serão beneficiados. Então, não deixe de colocar tudo em prática!

Se as dicas foram úteis para você, compartilhe o post nas suas redes sociais e divida o conhecimento com seus colegas de profissão!

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