Quem trabalha na área da saúde sabe que a desistência em consulta é um transtorno que existe no dia a dia de atendimento.
O problema é que essa é uma questão que tem potencial de atrapalhar o bom funcionamento da clínica de nutrição, bem como de impedir melhores resultados financeiros para você.
Cada desistência próxima ao dia da consulta implica um possível horário vago.
O problema é que nem sempre é possível aproveitar para realizar outras pendências, como a elaboração de planos alimentares, ou, ainda, perguntar a outro cliente se ele deseja adiantar o atendimento.
Com isso, há uma perda de faturamento para a clínica.
Tendo isso em vista, é altamente vantajoso investir em mudanças para diminuir as taxas de desistência.
Ficou interessado? Venha conferir 4 dicas indispensáveis!
1. Confirme a consulta com antecedência
Confirmar as consultas com antecedência, cerca de 24 horas antes, é uma das mudanças mais importantes.
O bom é que isso pode ser feito facilmente por meio de mensagens ou por um telefonema amigável.
Fazer isso não serve apenas para confirmar o atendimento, mas também para ajudar a lembrar seus clientes desse compromisso e para que não confundam os horários.
Com isso, mesmo que o cliente diga que não vai conseguir comparecer, você pode se programar para não esperar alguém que não pretende chegar, tentando adiantar pendências ou outros atendimentos.
2. Não agende as consultas com muita antecedência
Quanto mais distante do dia da consulta o agendamento for feito, maiores as chances de desistência pelos clientes.
Veja bem: nunca se sabe o que vai acontecer daqui a 2 meses, por exemplo. Por isso, essa é uma prática não muito recomendada.
Caso isso seja feito devido a uma grande busca pelo atendimento da sua clínica de nutrição, e seu cliente cancelar o horário algumas horas antes, você pode ligar para outros a fim de saber se gostariam de adiantar a consulta.
Essa prática pode ser vantajosa para ambos os lados, uma vez que a outra pessoa também não precisa esperar muito tempo.
3. Conte com um software de gestão
Para facilitar o seu trabalho e fazer com que você tenha que se preocupar menos com as desistências em consulta, uma ótima opção é investir em um software de gestão.
Com esse programa, você pode usar agendas inteligentes repletas de funções que uma comum não apresenta.
Por exemplo, alguns softwares enviam mensagens automáticas para os clientes ou, ainda, lembram quais das pessoas que já se consultaram com você anteriormente têm costume de atrasar ou não ir para o atendimento.
Assim, você pode se programar.
4. Disponibilize formas de pagamento adiantado
Muitas clínicas contam com políticas de cancelamento que informam ao cliente que as consultas canceladas sem 24 horas de antecedência do horário marcado ainda precisam ser cobradas.
Então, essa pode ser uma forma de deixar seus clientes mais cientes desse compromisso e fazer com que entendam que isso prejudica seu trabalho.
Porém, para tornar essa dica ainda mais eficaz, é possível disponibilizar um pagamento adiantado pela internet ou presencial, assim, é garantido que você não vai perder um horário.
Vale a pena investir um pouco do seu tempo para fazer melhorias em sua clínica.
Desse modo, todo o funcionamento dela será mais fluido, sendo bom tanto para você, que atende, quanto para os clientes.
Mas não se esqueça: imprevistos acontecem.
Por isso, esteja sempre preparado para lidar com eles da melhor maneira.
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